CEO da BlackBerry faz duras críticas ao excesso de privacidade da Apple

Por Redação | 17 de Dezembro de 2015 às 12h37

O CEO da BlackBerry, John Chen, criticou a maneira com que a Apple aborda a questão privacidade de seus usuários. O executivo escreveu o que pensa sobre a forma de agir da Maçã no blog da BlackBerry. "Durante anos, autoridades do governo têm solicitado ajuda à indústria de tecnologia", escreveu ele. "No entanto, [os pedidos] foram tratados com desdém".

Do outro lado da questão, o CEO da Apple, Tim Cook, tem dito repetidamente que a abordagem da empresa à privacidade é fundamental. A empresa quase nunca irá atender aos pedidos das agências governamentais no que diz respeito à privacidade de seus usuários. Para Chen, a atitude da Apple não é das melhores.

"Uma das empresas de tecnologia mais poderosas do mundo recusou recentemente um pedido de acesso legal em uma investigação de um conhecido traficante de drogas, pois isso aparentemente iria 'manchar substancialmente a marca'", escreveu Chen. "Estamos realmente em um local escuro quando as empresas colocam suas reputações acima do bem maior".

A BlackBerry é conhecida como uma empresa que construiu seu negócio baseado em um sistema operacional seguro para smartphones. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é um usuário da BlackBerry, por exemplo. A Chanceler alemã Angela Merkel e o ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, também são usuários da marca.

Chen afirma que a BlackBerry está "em uma posição única para ajudar a trazer os dois lados [governo e empresas] para um debate em conjunto". Ele ainda escreveu que a BlackBerry "rejeita a noção de que as empresas de tecnologia devem recusar pedidos de acesso legais que são razoáveis. Os cidadãos têm a responsabilidade de ajudar a combater o crime quando podem fazê-lo com segurança, assim as empresas têm a responsabilidade de fazerem o que puderem".

Via Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/blackberry-ceo-john-chen-on-apple-and-privacy-2015-12?utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.