Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brecha em servidor da Adobe expõe 7.5 milhões de usuários da Creative Cloud

Por| 28 de Outubro de 2019 às 09h40

Link copiado!

Brecha em servidor da Adobe expõe 7.5 milhões de usuários da Creative Cloud
Brecha em servidor da Adobe expõe 7.5 milhões de usuários da Creative Cloud
Tudo sobre Adobe

Em mais uma grave brecha de segurança, a Adobe foi a responsável pela exibição dos dados de 7,5 milhões de usuários do Creative Cloud, sua suíte de aplicativos na nuvem. O número é equivalente a metade da base total de assinantes da plataforma, que tiveram vazados e-mails, datas de criação de contas, produtos adquiridos e com assinatura corrente, status de pagamento, IDs e países, além de indicadores caso fossem funcionários da própria desenvolvedora de software.

A falha foi descoberta pela Comparitech, uma empresa de segurança da informação, e informada à Adobe no dia 19 de outubro, tendo sido corrigida rapidamente. Ainda assim, não dá para saber por quanto tempo o servidor que disponibilizava os dados ficou aberto, permitindo o acesso e a visualização dos dados sem a necessidade de senhas ou qualquer outro tipo de autenticação.

Em comunicado, a Adobe disse que a falha aconteceu, especificamente, em um ambiente de prototipagem. Mais uma vez, o problema se deu por conta de uma má configuração de servidores ElasticSearch que, como o nome já indica, entrega uma solução de pesquisas em banco de dados, que funciona na nuvem e com código aberto. É uma ferramenta bastante usada por empresas de tecnologia, mas também, uma alternativa costumeiramente responsável por vazamentos desse tipo quando não configuradas corretamente pelos responsáveis.

De acordo com a Comparitech, como a data em que a brecha se tornou disponível é desconhecida, também não dá para saber se terceiros tiveram acesso não autorizado a ela. Entretanto, a empresa de segurança tranquiliza os usuários, uma vez que dados confidenciais, senhas ou informações financeiras não estavam disponíveis nos servidores, o que torna a brecha um pouco menos perigosa.

Continua após a publicidade

Ainda assim, o alerta é para que os assinantes da Adobe Creative Cloud permaneçam atentos, principalmente, a e-mails fraudulentos que possam tentar se passar pela companhia para solicitar credenciais de acesso ou senhas. O olho deve permanecer vivo, também, quanto a outros serviços que compartilhem o mesmo endereço de correio eletrônico, já que eles também podem ser alvo a partir de outros bancos de dados vazados, esses sim, contendo senhas.

A recomendação é que a autenticação em duas etapas seja ativada em todos os perfis de usuário ou, pelo menos, naqueles mais importantes. A medida adiciona um passo adicional ao processo de login, o que faz com que vazamentos como estes se tornem menos preocupantes, uma vez que, mesmo tendo a senha, os hackers não seriam capazes de acessar uma conta.

Fonte: Comparitech, Adobe