Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brecha de segurança permite instalar malware em câmeras DSLR

Por| 12 de Agosto de 2019 às 12h57

Link copiado!

The Camera Store
The Camera Store

São vários os aparelhos visados por hackers, mas um, em especial, estava fora desta lista até o momento: as câmeras digitais. Os modelos chamados de DSLR, mais usados por semiprofissionais e profissionais, podem ser infectados com malwares, afirma a Check Point Software Technologies.

O entidade descobriu uma brecha que permite a instalação de malwares em câmeras DSLR, mesmo que elas não contem com acesso Wi-Fi. No caso de compatibilidade com conexão online, a invasão fica mais fácil.

A brecha, segundo o pesquisador Eyal Itkin, está localizada no protocolo de transferência de fotos para computadores. O sistema não é autenticado e permite a conexão tanto via Wi-Fi quanto USB.

A ação foi demonstrada por Itkin em vídeo publicado no YouTube. O pesquisador consegue acessar uma câmera EOS 80D da Canon usando o sistema Wi-Fi do dispositivo. Com isso, ele criptografa as fotos que estão no aparelho, evitando que o usuário tenha acesso a elas.

Continua após a publicidade

Um malware é um programa malicioso qualquer que pode proporcionar desde o roubo de informações ao bloqueio do acesso a dados e até levantar credenciais para serem usadas em futuros golpes.

No caso de câmeras, é possível que o aparelho conte com uma série de fotos pessoais. No vídeo, Itkin mostra que o cartão pode ser bloqueado, sendo que, em seguida, o hacker mal-intencionado poderia pedir dinheiro para liberar as fotos.

Por enquanto, esse problema afeta somente câmeras DSLR da Canon. A empresa foi notificada em março, de acordo com o pesquisador, e enviou uma nota a seus usuários avisando que não é seguro conectar suas câmeras em redes desconhecidas. Contudo, a empresa não disse ter conseguido arrumar a falha.

Continua após a publicidade

Por conta da complexidade, ela ainda acredita que outros aparelhos DSLR do mercado também sofrem com a mesma brecha.

Fonte: Check Point Research