Brasileiros estão preocupados com roubo de identidade e fraude bancária

Por Redação | 28 de Junho de 2017 às 13h29
photo_camera Divulgação

Nesta terça-feira (27), a Unisys Corporation divulgou os resultados de sua pesquisa sobre comportamento e segurança. Para a obtenção dos dados, foram ouvidos consumidores de 13 países ao redor do mundo ao longo do mês de abril deste ano. De acordo com o levantamento, 72% dos brasileiros relataram alto nível de preocupação relacionada a roubo de identidade e fraude bancária.

Entre os principais destaques da pesquisa no Brasil, a Unisys identificou que a maioria das pessoas (69%) teme ciberataques e tem receios sobre a segurança das transações online (62%), segurança pessoal (61%), capacidade de cumprir com suas obrigações financeiras (52%), segurança nacional (52%) e preocupação com desastres e epidemias (51%).

No país, o índice total é de 189 pontos em uma escala que varia de 0 a 300, o que mostra um elevado número de preocupação. Vale notar que o Brasil apresentou dois pontos a mais que o último estudo Unisys Security Index, realizado em 2014. Para efeito de comparação, os números no México e Colômbia cresceram 13 e 18 pontos. Nos Estados Unidos, a crescente foi de 46 pontos. O Reino Unido registrou aumento de 41 pontos, a Austrália 51 pontos e a Holanda 59 pontos. Diante dos resultados do levantamento, o índice mundial cresceu 30 pontos, passando de 143 para 173.

Voltando para as questões dos brasileiros, a pesquisa revelou que os maiores níveis de preocupação com a segurança são maiores entre mulheres e adultos de 25 a 34 anos. O mesmo vale para as pessoas de baixa renda, que se sentem mais receosos em relação a quem tem maior poder aquisitivo.

"O índice mostra que os brasileiros estão seriamente preocupados com a segurança", afirmou Mauricio Cataneo, Diretor-presidente Brasil e VP de Finanças da Unisys para América Latina. "O roubo de identidade e as fraudes bancárias são as maiores preocupações, o que mostra que os consumidores sentem que têm menos controle sobre seus dados pessoais do que eles gostariam. O crescente uso da Internet é um dos fatores mais importantes que contribuem para o aumento de fraudes no Brasil. Como resultado, as organizações que atendem os brasileiros devem garantir que suas soluções incluem segurança avançada para assegurar a integridade dos dados de seus clientes”, completou.

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