Bancos europeus devem passar por testes contra ataques cibernéticos

Por Redação | 30 de Maio de 2016 às 16h36

Os principais países membros da União Europeia devem realizar diversos testes de resistência em suas instituições financeiras com o objetivo de se protegeram contra ataques cibernéticos. Segundo informações de uma autoridade fiscalizadora da UE, os bancos europeus podem precisar reter capital extra como compensação para este tipo de risco. Andrea Enria, presidente do conselho da Autoridade Bancária Europeia (ABE), disse que a segurança cibernética se tornou uma questão importante para os países da UE.

"Eu não realizaria um grande cenário de ataque cibernético para 28 países membros ao mesmo tempo. Mas se você me perguntasse se eu recomendaria que autoridades competentes pensassem mais sobre isso e considerassem realizar este tipo de teste de estresse? Eu diria que sim", disse Enria.

A iniciativa acontece meses depois que hackers invadiram o sistema Swift do banco central de Bangladesh e roubaram US$ 81 milhões da autoridade monetária do país asiático ao dispararem mensagens falsas ao Federal Reserve de Nova York. O ataque aconteceu após um roubo contra o Banco del Austro, no Equador, que rendeu mais de US$ 12 milhões.

Na última sexta-feira (27), o serviço Swift divulgou as áreas que planeja melhorar a segurança, após os ataques registrados. Os usuários do serviço, que também são seus controladores, irão ser consultados sobre novas medidas de segurança, incluindo potencial desenvolvimento de ferramentas que possam permitir a identificação de instruções fraudulentas de pagamentos.

"Estamos desenvolvendo diretrizes para riscos de TI, que estão sob a estrutura 'Pilar 2' — como avaliar riscos online e medidas de mitigação que os bancos estão implementando e, se forem identificadas deficiências, quais tipos de medidas os supervisores podem assumir, incluindo necessidades de capital", disse Enria.

Via Reuters

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42496&sid=5

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.