Avião da Lufthansa quase colide com drone perto de aeroporto polonês

Por Redação | 21 de Julho de 2015 às 13h54

Um avião da companhia aérea Lufthansa com 108 passageiros a bordo quase colidiu com um drone à medida que se aproximava do principal aeroporto da capital da Polônia, Varsóvia. As informações são da própria companhia que afirmou que o evento aconteceu nesta segunda-feira (20) à tarde. O drone aproximou-se a menos de 100 metros (330 pés) do avião que viajava de Munique/Alemanha para Varsóvia.

A aproximação do drone ocorreu quando o avião estava em uma altura de cerca de 760 metros, de acordo com a Polish Air Navigation Services Agency (PANSA), agência aérea polonesa. A polícia está investigando o que realmente ocorreu, segundo um porta-voz da PANSA.

Por volta das 11:09h, horário de Brasília, o avião pousou em segurança. Para isso, a PANSA mudou os planos de pouso da aeronave até que a área estivesse livre de qualquer empecilho perigoso. Tanto a polícia como helicópteros militares enviados para a área não conseguiram encontrar vestígios de qualquer drone.

O incidente foi relatado primeiramente pelo Herald Aviation, que fornece relatórios sobre incidentes ou situações críticas da aviação comercial. Os pilotos e controladores de tráfego aéreo "devem cuidar do seu espaço, visto que é realmente muito perigoso", alerta.

Com o uso de drones comerciais para filmagens aéreas em eventos esportivos e expansão da agricultura, a União Europeia está atualmente trabalhando em novos regulamentos para a utilização das gadgets aéreos. O objetivo é proteger a segurança e privacidade dos cidadãos. Os regulamentos deverão ser apresentados como parte do novo pacote de aviação da Comissão Europeia.

Em junho, a Alemanha introduziu novas regras que impedem o uso de drones dentro do perímetro de 1,5 km de aeroportos. Qualquer pessoa que pretende utilizar um drone dentro do espaço delimitado deverá solicitar uma permissão das autoridades de tráfego aéreo e para sobrevoar em uma altura de até 50 metros. Vale lembrar que no início deste ano, na França, os drones causaram um grande alerta quando várias unidades foram vistas operando em locais sensíveis na cidade de Paris.

Via Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/a-lufthansa-plane-nearly-collided-with-a-drone-near-warsaw-2015-7?utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.