Autenticação em dois fatores está ativa em menos de 10% das contas do Google

Por Redação | 22 de Janeiro de 2018 às 17h26
TUDO SOBRE

Google

Somente criar senhas fortes não é o suficiente para garantir a segurança de suas contas na internet. Por isso, muitos serviços online oferecem a autenticação em dois fatores, que adiciona uma segunda camada de segurança ao login, enviando um código exclusivo via SMS para que o acesso seja autorizado. Dessa maneira, caso hackers descubram sua senha, não conseguirão acessar o serviço ou alterar a palavra-passe sem esse código especial.

Contudo, mesmo com tantos vazamentos massivos de senhas por aí e alertas constantes quanto à importância de ter a segurança em mente quando o assunto é a internet, menos de 10% dos usuários de serviços da Google ativaram a autenticação em dois fatores, também conhecida como autenticação em duas etapas.

A informação foi fornecida por um engenheiro de software da gigante, durante um evento de segurança chamado Usenix's Enigma 2018. E, mesmo que a companhia permita fazer essa segunda autenticação por meio de ligações telefônicas e apps (como o Google Autenticator), além das mensagens de texto por SMS, é chocante a quantidade de pessoas que ainda não deu a devida importância a essa etapa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Porém, quando questionado sobre o porquê de a Google não exigir que todos os usuários ativem a autenticação em dois fatores em seus serviços, o engenheiro respondeu que essa imposição poderia fazer com que muitas pessoas parassem de usar os serviços da Google, optando por alternativas menos seguras, mas com uma quantidade menor de etapas para fazer o login.

Isso mostra o quanto ainda é preciso conscientizar a comunidade da internet quanto à segurança de seus acessos, e se você ainda não ativou as duas etapas para autenticar suas contas (não somente da Google, como de redes sociais, nuvem e demais serviços online), a hora é agora e o momento é já!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.