Publicidade

Aumentos nos valores de criptomoedas incentivam mineração ilegal, afirma estudo

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Julho de 2021 às 22h20

Link copiado!

Aumentos nos valores de criptomoedas incentivam mineração ilegal, afirma estudo
Aumentos nos valores de criptomoedas incentivam mineração ilegal, afirma estudo

Oferecendo privacidade e segurança, criptomoedas têm conquistado fama tanto entre investidores legítimos quanto entre grupos que realizam crimes cibernéticos. Enquanto muitos as usam para exigir resgates (nos casos de ataques de ransomware) e para pagar fornecedores, há organizações que se especializaram em produzir mineradores ilegais — que se tornam mais ativos conforme o valor das moedas digitais aumenta.

Uma pesquisa realizada pela Cisco Talos Intelligence mostra que há uma relação direta entre a distribuição de malwares de mineração (que realizam uma prática conhecida como cryptojacking) e a valorização de criptomoedas. A conclusão foi feita a partir do cruzamento do comportamento de criminosos e dos valores pagos pela moeda Monero entre novembro de 2018 e junho de 2021.

A escolha pelo Monero se deve à sua grande adoção pelos cibercriminosos: além de ser focada em privacidade, ela não exige o uso de dispositivos especializados para realizar sua obtenção o — o que significa que golpes baseados nela podem se espalhar entre mais pessoas. Tradicionalmente, moedas virtuais como o Bitcoin e o Ethereum exigem o uso de placas de vídeo especializadas na realização de cálculos matemáticos pesados que recompensam seus autores com novas moedas (processo que chamamos de mineração).

Continua após a publicidade

Além de se surpreenderem com o quanto a prática do cryptojacking cresceu desde 2018, os pesquisadores da Talos também se admiraram com as semelhanças entre a intensificação dos golpes e a valorização do Monero. “O gráfico acompanha quase de forma idêntica o valor da moeda”, afirma a empresa.

Os pesquisadores afirmam que a correlação encontrada é admirável, especialmente diante da cresça de que criminosos precisam de um tempo considerável para estabelecer atividades de mineração. Segundo a empresa, enquanto isso permanece verdade para alguns atores maliciosos, as descobertas mostram que há “muitos a mais perseguindo o dinheiro”.

“A maioria desses atores é motivada por uma coisa e apenas uma coisa: dinheiro. E eles o seguirão aonde quer que vá”, afirma a Talos. Embora malwares de criptomineração pareçam ameaças menores, corporações devem tomar medidas de segurança para evitá-los. Eles podem ajudar a diminuir a produtividade de equipes e provocar falhas de hardware e também podem ser vetores que abrem portas para outras ações mais graves, incluindo ataques de ransomware.

Continua após a publicidade

Fonte: Cisco Talos Intelligence