Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Assustador: pesquisadores copiam chaves apenas com o som que elas produzem

Por| 20 de Agosto de 2020 às 21h45

Link copiado!

MasterTux
MasterTux

Um grupo de pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura conseguiu um feito impressionante — e assustador. Eles descobriram que é possível fazer uma cópia da chave ao simplesmente analisar o som (normalmente imperceptível para os seres humanos) que ela faz ao percorrer seus dentes pelos pinos de uma fechadura. Um vez identificado tal padrão, ele pode virar uma réplica tridimensional do segredo e ser impresso em 3D.

O time, liderado pela especialista Soundarya Ramesh, criou uma prova de conceito na forma de um aplicativo chamado SpiKey. O software pode ser instalado em qualquer smartphone e é o responsável por “traduzir” os barulhinhos do cadeado para um grupo de padrões possíveis. O app pode criar de cinco a dez combinações possíveis, sendo que três opções é o mais comum em situações normais.

Embora o protótipo criado pela equipe tenha uma eficácia reduzida (afinal, o atacante precisaria literalmente apontar o celular para a tranca enquanto você a abre), os autores do estudo garantem que seria possível, por exemplo, plantar um microfone discreto em um corredor, usar um captador de áudio de longa distância e até mesmo instalar um malware no smartphone da vítima para que o próprio realize a gravação dos sons.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, o único ponto fraco real dessa técnica é o excesso (ou escassez) de ruídos. Ou seja, você pode produzir barulhos adicionais enquanto abre a porta ou inserir a chave tão lentamente na fechadura que o software não seria capaz de reconhecer os longos intervalos entre um “click” e outro. Mas, é claro, isso não é algo a se preocupar em seu cotidiano — pelo menos por enquanto.

Equipe da Universidade Nacional de Singapura desenvolveu um aplicativo para smartphones que é capaz de identificar o barulho dos dentes da chave se esfregando contra os pinos de uma fechadura, identificando seu padrão com facilidade

Fonte: Mashable