App de guia para Pokémon GO baixado mais de 500 mil vezes esconde malware

Por Redação | 15 de Setembro de 2016 às 10h52

A Kaspersky Lab disse nesta quarta-feira (14) ter encontrado um aplicativo relacionado a Pokémon GO que infectou pelo menos 500 mil usuários de Android.

O aplicativo em questão é o Guide for Pokémon Go, cujo objetivo seria explicar aos novatos como funcionam as mecânicas do jogo de realidade aumentada lançado pela Niantic em junho deste ano. Além disso, o app oferecia dicas e truques de como evoluir seu personagem e Pokémon rapidamente, o que colaborou para que ele rapidamente se popularizasse entre os usuários do sistema móvel do Google.

O problema é que, segundo a firma de segurança digital, o software escondia códigos maliciosos que permitiam a invasão remota dos gadgets por hackers. "Nossas análises revelaram que o app contém vários pedaços de código malicioso que baixam malwares e dão acesso remoto ao Android das vítimas", disse Roman Unucheck em uma publicação no blog da Kaspersky.

Apesar de o app ter sido baixado mais de 500 mil vezes na Play Store, o especialista em segurança acredita que "pelo menos 6 mil pessoas foram infectadas". A maioria dos incautos são residentes na Rússia, Índia e Indonésia, mas "outras pessoas ao redor do mundo podem ter sido vítimas", ponderou.

A analista de segurança Kate Kochetkova explicou como o malware funciona. De acordo com ela, ele não é ativado imediatamente, permanecendo em estado de latência para que o usuário não associe o mau funcionamento do dispositivo móvel à instalação do app. Depois de um tempo, no entanto, ele começa a encher o aparelho com anúncios e instalar apps sem autorização.

Embora Guide to Pokémon Go já tenha sido removido da Play Store, fica o aviso para quem o tem instalado no smartphone ou tablet: delete-o o quanto antes para evitar ser infectado e ter dores de cabeça.

Via Kaspersky