Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App de encontros grupais expõe dados de milhares de usuários

Por| 09 de Agosto de 2019 às 12h17

Link copiado!

App de encontros grupais expõe dados de milhares de usuários
App de encontros grupais expõe dados de milhares de usuários

1,5 milhão de usuários do 3fun, um aplicativo de encontros grupais entre casais e solteiros, podem ter tido seus dados de localização, fotos privadas e informações pessoais expostos na internet. A falha no software foi encontrada pela Pen Test Partners, especialista em segurança digital, e foi citada como a pior vulnerabilidade já vista em uma aplicação desta categoria.

Levando em conta o teor do 3fun, é desnecessário dizer que a discrição é um de seus principais componentes. Mas esse não era o caso no manuseio de informações pessoais, com os especialistas apontando que, em vez de seguir o comportamento padrão de armazenar os dados dos usuários em servidores protegidos por criptografia, o app mantinha tais dados, principalmente a localização dos utilizadores, no próprio app.

Assim, os especialistas foram capazes de extrair tais informações a partir do cliente de acesso ao 3fun, tendo acesso até mesmo a informações que os usuários gostariam de manter privadas. O aplicativo permite a publicação de fotos “secretas” apenas para contatos aprovados, além da abertura da localização; entretanto, por meio da exploração, até mesmo tais informações poderiam ser acessadas por qualquer um com o conhecimento e as ferramentas certas.

Os dados seriam expostos caso a caso, com um invasor tendo acesso individual às informações de cada usuário. No total, o volume de dados possíveis de se obter, além das já citadas localizações e fotos, envolve datas de nascimento e orientação sexual, que também podem ser mantidos ocultos pelos utilizadores que assim desejarem.

Continua após a publicidade

Ainda falando sobre a discrição necessária, e apenas como forma de provar um ponto, a Pen Test Partners chegou a analisar alguns dados obtidos e encontrou usuários do 3fun que tinham a Casa Branca, a Suprema Corte dos EUA e o escritório do primeiro-ministro do Reino Unido como localizações. A empresa de segurança admite que algumas destas informações podem ser falsas, com os próprios usuários usando soluções para enganar o GPS do app, mas aponta que outros usuários que circulam por esses lugares com certeza gostariam muito de manter sua presença no software um segredo.

A 3fun foi notificada sobre a vulnerabilidade e, antes mesmo da divulgação pública, mudou seu protocolo de manipulação de informações e liberou uma atualização para todas as versões de seu aplicativo. Não existem indícios de que a brecha foi explorada por terceiros, o que também não indica que isso não pode ter acontecido, por isso a recomendação aos usuários é que mantenham olho vivo para golpes, fraudes ou tentativas de extorsão.

Em comunicado, a empresa reconheceu as falhas e disse ter dado toda a atenção à revelação assim que ela foi feita. Uma versão atualizada dos softwares do serviço foi liberada no dia 8 de julho, com o 3fun dando atenção especial à segurança das informações dos usuários, com o intuito de tornar seus produtos cada vez mais seguros.

Fonte: TechCrunch