Antivírus expôs detalhes pessoais de 13 milhões de usuários de Mac

Por Redação | 15 de Dezembro de 2015 às 10h58

O antivírus MacKeeper, destinado para computadores com o sistema Mac OS, vazou detalhes de mais de 13 milhões de usuários, segundo informou o pesquisador Chris Vickery. O pesquisador encontrou uma seção do site da MacKeeper que, quando acessado sem uma senha ou nome de usuário, permite que detalhes de contas dos usuários sejam revelados.

Entre os dados que foram expostos estão nomes, endereços de e-mail, nomes de usuário, senhas, números de telefone, informações do sistema, entre outras. Além do erro, Vickery descobriu que as senhas armazenadas pelo MacKeeper não são seguras. Embora fossem protegidas por um "hash", algoritmo que abriga textos simples como "password1234" e os transforma em algo que somente um computador pode ler, Vickery afirma que a técnica utilizada pela companhia era defasada, o que facilitaria ataques hackers.

A equipe do MacKeeper escreveu uma publicação detalhando as medidas tomadas para resolver a questão. "Análise do nosso sistema de armazenamento de dados mostra que somente um indivíduo obteve acesso, o que foi obtido pelo próprio pesquisador de segurança", afirmou. "Estamos nos comunicando com Chris e ele não tem compartilhado ou utilizado os dados de forma inadequada".

Esta é uma boa notícia, mas o fato de que uma empresa de segurança não conseguir armazenar dados dos usuários de maneira sigilosa é algo preocupante e que deve ferir diretamente a reputação da empresa perante os usuários da solução. Em resposta ao portal Business Insider, a empresa afirmou que "tem conhecimento da vulnerabilidade potencial no acesso ao sistema de armazenamento de dados".

A desenvolvedora do MacKeeper tranquilizou os usuários afirmando que as informações de cartões de crédito estão protegidas e ninguém obteve acesso a elas. "Vamos continuar a tomar todas as medidas possíveis para proteger os dados dos nossos clientes contra ameaças cibernéticas", disse.

Via Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/mackeeper-leaks-13-million-mac-details-2015-12?utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds