Publicidade

Amazon registra patente de reconhecimento facial que descobre o seu emprego

Por| 15 de Fevereiro de 2019 às 19h15

Link copiado!

Amazon registra patente de reconhecimento facial que descobre o seu emprego
Amazon registra patente de reconhecimento facial que descobre o seu emprego
Tudo sobre Amazon

A Amazon registrou uma patente de reconhecimento facial para escanear faces e identificar pessoas. O problema é que a mesma tecnologia poderá usar dicas visuais para descobrir o seu emprego e rastreá-lo enquanto você se movimenta em um ambiente.

A aplicação foi registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em agosto de 2017, mas só tornou-se pública na última quinta-feira (14). O documento oferece uma visão das futuras ambições da Amazon para sua ferramenta de reconhecimento facial Rekognition, mas não significa que a empresa seguirá planos para implementar a tecnologia nem que vai integrá-la ao seu sistema.

Por outro lado, demonstra que a Amazon mantém seu interesse em aplicações invasivas de reconhecimento facial.

A tecnologia poderia dizer que um indivíduo é o Zé da Silva baseado em dados faciais e identificadores únicos, para então determinar que este é um Zé da Silva específico usando como parâmetro seu endereço de residência. Silva poderia então ser classificado como um contador, depois que o sistema avalia a roupa que o indivíduo está usando, identifica o indivíduo como Zé da Silva e então determina que ele é um contador, conforme explica a patente.

Continua após a publicidade

O documento ainda diz que, ao rastrear algo ou alguém, a tecnologia poderia utilizar metadados para adicionar ainda mais detalhes ao que já se sabe sobre o indivíduo, atualizando informações de identidade. O recurso também conseguiria reconhecer uniformes e conectar indivíduos a um grupo, como policiais ou membros de uma equipe esportiva. As associações seriam "mantidas e monitoradas ao longo do tempo".

No ano passado, a Amazon enfrentou um crescente clamor popular sobre preocupações de privacidade em torno de sua tecnologia de reconhecimento facial. Especialistas dizem que, nas mãos do governo, a ferramenta poderia ser utilizada de forma negligente. Isso porque a tecnologia permite vigiar pessoas em protestos e mapear seus movimentos nas cidades com base nos locais que seus rostos aparecem nas câmeras.

"Quando as pessoas vivem em sociedades assim, sua liberdade de expressão acaba reprimida", disse a advogada do grupo de direitos digitais Electronic Frontier Foundation, Jennifer Lynch, ao BuzzFeed News.

Continua após a publicidade

Em novembro, um grupo de sete democratas mandou uma carta ao CEO da Amazon, Jeff Bezos. Eles solicitavam detalhes sobre o recurso que está sendo desenvolvido – especialmente sobre questões de preconceito racial e a falta de diretrizes políticas às agências de segurança que testam a tecnologia. O Amazon Rekognition é usado pelo departamento de polícia de Orlando, pelo Gabinete do Xerife de Washington e pelo FBI. Supostamente, a tecnologia também seria utilizada pelo departamento de Imigração e Alfândega dos EUA.

A Amazon se defende afirmando que a Rekognition tem muitas aplicações, como encontrar crianças perdidas e prevenir o roubo de malas. Na última semana, a empresa ofereceu ao Congresso um conjunto de diretrizes para o uso da tecnologia de reconhecimento facial e alegou que "não havia recebido um único relatório de uso indevido".

Fonte: BuzzFeed