Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon Prime Day vira alvo de criminosos em milhares de sites falsos

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Junho de 2021 às 18h20

Link copiado!

Captura de Tela/Canaltech
Captura de Tela/Canaltech
Tudo sobre Amazon

Funcionando como uma espécie de Black Friday particular, o Amazon Prime Day é um dos maiores eventos de compra online do ano graças aos diversos descontos que oferece. No entanto, a ação, que nesta temporada acontece entre os dias 21 e 22 de junho, também vira alvo de golpistas devido a sua grande visibilidade.

Segundo a Check Point Research (CPR), criminosos estão registrando uma série de domínios falsos na tentativa de enganar consumidores. Uma pesquisa recente mostra que 46% dos sites gerados com a palavra Amazon são maliciosos e 32% deles apresentam características suspeitas — entre aqueles que usam o termo Amazon Prime, 32% podem ser considerados perigosos.

Continua após a publicidade

Somente no último mês, mais de 2.303 domínios relacionados à empresa foram registrados, valor superior aos 2.137 cadastros no mesmo período do ano passado. Os sites falsos são criados na tentativa de atrair consumidores distraídos, que podem se ver infectados por malwares ou cair em links maliciosos que levam ao roubo de informações sensíveis, incluindo dados de pagamento.

A CPR afirma que o Prime Day é um momento em que intensificam as tentativas de golpe, que também podem acontecer através do e-mail. Mensagens de phishing disfarçadas como o atendimento ao cliente da Amazon pedem que o usuário verifique a segurança de sua conta — ao clicar no link, ele é levado a um site em que seus dados pessoais são roubados.

Como ficar seguro no Amazon Prime Day?

Para ficar seguro no Amazon Prime Day e fazer compras sem ter que se preocupar, é preciso ficar atento a algumas dicas básicas da CPR:

Continua após a publicidade
  • Procure pelo certificado de segurança das páginas — evite comprar em sites que não apresentem o cadeado ao lado de seu endereço ou não usem o protocolo https;
  • Preste atenção a possíveis erros ortográficos no domínio;
  • Nunca forneça mais informações do que o necessário: desconfie de supostos varejistas que pedem dados como data de aniversário e RG;
  • Use senhas fortes: combinações de letras, caracteres especiais e números devem sempre estar presentes em seus códigos de acesso;
  • Evite realizar compras usando redes públicas, já que elas não são protegidas contra a ação de criminosos;
  • Desconfie do que é bom demais para ser verdade: desconfie de descontos que parecem agressivos demais e de ofertas que têm prazo muito limitado e acompanham frases que estimulam a compra imediata;

Durante o pagamento, a CPR também recomenda dar preferência ao cartão de crédito em relação ao cartão de débito. Segundo a empresa de segurança, cartões de débito possuem ligações diretas com a conta bancária que trazem mais riscos caso informações relacionadas a eles sejam obtidas por criminosos.

Em 2021, o Prime Day acontece entre os dias 21 e 22 de junho e promete descontos em milhares de produtos — incluindo os pertencentes às linhas Fire TV, Kindle e Echo, entre outros. E se você quiser sempre companhar as melhores promoções e garantir uma compra segura, acompanhe o time do Canaltech Ofertas através de nossos grupos de ofertas no WhatsApp e Telegram.