Alguém decidiu colocar uma arma de fogo em um drone — e o resultado é assustador

Por Redação | 20.07.2015 às 09:08

Se um dia as máquinas realmente se rebelarem, já sabemos qual será nossa primeira grande dor de cabeça: os drones armados. Tudo bem que a tecnologia nasceu exatamente com o propósito militar, mas ver um desses pequenos robôs disparar uma pistola não deixa de ser perturbador, principalmente quando ele foi quase que inteiramente feito em casa. Mas afinal, de quem foi a ideia de fazer isso?

O vídeo que mostra essa assustadora combinação apareceu no YouTube na última semana e chama a atenção exatamente pelo absurdo da ideia e pelo modo como a utilização da arma pelo drone funciona bem. De acordo com o dono do canal, identificado apenas como Hogwit, trata-se de uma criação caseira feita a partir de um rotor múltiplo integrado a uma pistola semiautomática.

O autor do vídeo ainda explica um pouco do design do drone, detalhando que a parte traseira possui cerca de 66 centímetros, possivelmente para comportar todo o sistema que vai apertar o gatilho. E, apesar do site Mashable levantar a possibilidade da gravação não ser real, o coice da arma e seu efeito sobre o robô é inegavelmente legítimo.

Se a simples existência de algo assim já é capaz de assustar — pense em como esse tipo de coisa pode ser usado por criminosos —, o site The Verge foi atrás de mais informações sobre a pessoa que enviou o vídeo e supostamente criou a geringonça e descobriu que a conta está ligada ao perfil de Austin Haughwout, que já tem em seu histórico alguns incidentes relacionados ao uso de drones.

Segundo o site, no ano passado, uma mulher acusou Haughwout de usar um drone em uma praia para tirar fotos das mulheres que estavam tomando banho de sol em Connecticut. Percebendo o que ele estava fazendo, a moça foi até o rapaz na tentativa de acabar com a brincadeira e os dois acabaram saindo no tapa — e tudo foi gravado pelas câmeras do robô e enviadas ao mesmo canal usado para mostrar o drone armado.

Só que, se no incidente da praia a lei ficou do lado de Haughwout pelo fato dele ter sido a “vítima”, a coisa muda de figura caso ele realmente tenha colocado uma arma de fogo em seu drone. Isso porque a Administração Federal de Aviação (FAA), órgão norte-americano que regulamenta o uso desse tipo de veículo, diz que a utilização de qualquer tipo de arma em drones é considerado ilegal em equipamentos civis — por razões mais do que óbvias.

Até o momento, a FAA não comentou o assunto e, portanto, nada foi feito. De qualquer forma, essa não é a primeira vez que esse tipo de coisas dá as caras no YouTube, ainda que todas as demais não tenham passado de armações. Um belo exemplo foi em 2012, quando um drone quadricóptero apareceu atirando para todos os lados e, no fim, descobrimos que era apenas um viral para Call of Duty: Black Ops 2.

De qualquer forma, sendo real ou não, não há como não se assustar com a possibilidade de alguém se inspirar no vídeo e decidir fazer a sua própria versão do equipamento. Esse é o tipo de coisa com a qual não dá para brincar.

Via: Hogwit (YouTube), Mashable, The Verge