Publicidade

Alemanha ordena que Facebook pare de coletar dados de usuários do WhatsApp

Por| 27 de Setembro de 2016 às 09h27

Link copiado!

Ferramentas Blog
Ferramentas Blog
Tudo sobre Facebook

A irritação e revolta de usuários do WhatsApp em ter de aceitar, obrigatoriamente, os novos termos de uso do aplicativo, que prevê o compartilhamento de dados das contas com o Facebook, se quiserem continuar a utilizar o mensageiro, é mundial. Mas, enquanto no Brasil, ainda não houve questionamentos ou sinalização de alguma medida para tentar reverter a mudança por parte de autoridades, na Alemanha, o quadro é diferente.

A Comissão de Proteção de Dados da cidade de Hamburgo ordenou nesta terça-feira, 27, que o Facebook pare de coletar e armazenar dados de usuários do WhatsApp na Alemanha. O órgão regulador, que tem autoridade sobre as atividades do Facebook em todo o país, também exigiu da rede social apagar todas as informações de quase 35 milhões de usuários alemães já compartilhadas pelo WhatsApp.

"Tem que ser a sua decisão, se quer conectar a sua conta ao Facebook", opinou Johannes Caspar, comissário de Proteção de Dados de Hamburgo, em um comunicado. "Por isso, o Facebook tem de pedir sua permissão com antecedência. E isso não aconteceu", reforçou, acrescentando que nem o WhatsApp quanto o Facebook tinha recebido permissão dos indivíduos para compartilhar suas informações, tendo desta forma, enganado as pessoas sobre como seus dados seriam utilizados no futuro.

Após a ordem ter sido emitida, o Facebook disse que sempre cumpriu as regras de privacidade da Europa e que estava disposto a trabalhar com o órgão regulador alemão para resolver as suas preocupações.

Continua após a publicidade

Mais do que qualquer outra região do mundo, a Europa tem se mostrado contra o uso de informações digitais das pessoas por gigantes da tecnologia americanos, forçando empresas como Google e Facebook a mudar suas políticas depois de terem infringido as regras de proteção de dados da União Europeia.

Fonte: New York Times