WordPress redefine 100 mil contas devido ao vazamento de senhas do Gmail

Por Redação | 15 de Setembro de 2014 às 12h30

Aproximadamente 5 milhões de nomes de usuários e senhas do Gmail vazaram em um fórum russo na semanada passada e como milhões de usuários em todo o mundo utilizam a mesma senha para mais de um serviço, o WordPress checou seus dados e chegou a conclusão de que eles coincidem muito com os dados do Gmail revelados publicamente. A empresa indica que 100 mil usuários utilizam exatamente a mesma senha para o Gmail e para suas contas na plataforma de blogs.

O Automattic, que trabalha com o serviço de blogs WordPress, revelou que tomou medidas preventivas para proteger as contas de milhares de usuários ao redefinir essas 100 mil contas.

"Nós também enviamos uma notificação de redefinição de senha com instruções para recuperar o acesso à conta", explica Daryl Houston, do Automattic. Os afetados estão sendo direcionados para a página inicial do serviço para solicitar uma nova senha de suas contas.

A empresa ainda afirmou que outros 600 mil endereços do WordPress estavam presentes na lista do Gmail vazada na última semana. No entanto, estas contas não utilizam as mesmas senhas para ambos os serviços.

O caso serve de alerta para que os usuários não utilizem uma mesma combinação de senhas para serviços diferentes. Também é válido lembrar que, para maior segurança, é importante realizar a verificação em duas etapas - recurso oferecido inclusive pelo próprio Gmail e WordPress. Com o procedimento ativado, a ação dos cibercriminosos é dificultada, impedindo-os de conseguir informações sobre uma conta.

Fonte: http://thenextweb.com/insider/2014/09/13/wordpress-preemptively-resets-100000-accounts-precaution-recent-gmail-password-leaks/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.