Visa cria sistema para potencializar a segurança de transações via Apple Pay

Por Redação | 13 de Outubro de 2014 às 09h39

Em seu último evento oficial, a Apple anunciou seu primeiro sistema de pagamentos móveis, o Apple Pay. A ideia é substituir o cartão de crédito físico, permitindo que você faça suas compras com seu iPhone 6 ou iPhone 6 Plus.

Com a quebra de segurança do sistema da JP Morgan que aconteceu recentemente e resultou em milhões de números de cartões de crédito roubados, acentuou-se a preocupação com a segurança das informações nesse tipo de sistema de pagamento. Para evitar que eventuais tentativas de ataques hackers possam comprometer as transações bancárias dos usuários do novo sistema, a Visa - parceira da Apple para o Apple Pay - criou um novo serviço de contas virtuais.

Se o usuário for utilizar o sistema da Maçã através da bandeira Visa, uma conta virtual especial associada com o seu cartão será criada. Ou seja, os pagamentos realizados pelo usuário via Apple Pay não fornecerão de qualquer forma o número direto de seu cartão de crédito. Em vez disso, o número utilizado será o da conta virtual e as transações serão registradas posteriormente em seu cartão pela própria operadora.

Se o usuário estiver usando um cartão de crédito Visa, suas credenciais de pagamento não serão usadas quando ele executar transações e seus dados reais sequer ficarão armazenados no telefone.

A medida ajudará a evitar fraudes, já que nenhum hacker, ou qualquer outra pessoa mal intencionada, não terá acesso ao seu número real de cartão. Segundo a Visa, se alguém conseguir ter acesso às informações da conta virtual, ele não será capaz de realizar nenhum tipo de compra com o cartão de crédito. Para concluir uma compra, o Apple Pay requer alguns autenticadores diferentes, tais como a impressão digital do usuário, identificada pelo Touch ID e sua ID da Apple, entre outras coisas.

Se o telefone for perdido ou roubado, a conta permanecerá segura. Basta informar o ocorrido à Apple e automaticamente a conta virtual vinculada àquele aparelho será excluída completamente do sistema.

O novo serviço da Visa não funciona apenas para o Apple Pay. A empresa pretende disponibilizar a nova medida de segurança para todas as instituições que realizam transações financeiras em todo o mundo, começando pelos EUA.

De acordo com o Business Insider, a Visa estaria esperando pela confirmação de comerciantes e instituições financeiras para fazer alguns anúncios nas próximas semanas, mas não especificou do que eles tratam ou se estão relacionados ao serviço da Maçã. A expectativa, porém, é que as contas virtuais da Visa estejam disponíveis assim que o Apple Pay começar a operar.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.