Vírus obriga computadores de usina nuclear do Irã a tocar AC/DC no último volume

Por Redação | 26 de Julho de 2012 às 11h30

Um cientista da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI) enviou e-mails para a F-secure informando que os computadores de uma usina nuclear iraniana foram infectados por um vírus que fez com que diversos computadores da estação tocassem a música "Thunderstruck", da banda AC/DC, e no último volume - como todo bom rock'n roll.

Usina Nuclear

"Estou escrevendo para informá-lo que o nosso programa nuclear foi mais uma vez comprometido e atacado por um novo vírus que comprometeu nossa rede de automação em Natanz e Fordo [...] As redes de automação e hardware Siemens foram atacadas e desligadas. [...] Houve também algumas músicas tocando aleatoriamente em várias das estações de trabalho durante o meio da noite com o volume no máximo", escreveu o cientista.

O chefe de pesquisa da empresa de segurança F-secure, Mikko Hypponen, foi quem recebeu a notícia de que o malware havia se instalado nas estações de trabalho da usina, porém, ele informou que não pode confirmar muitos detalhes a respeito do acontecido. Só confirmou que os e-mails que recebeu foram enviados de dentro da usina nuclear.

Segundo informações do Wired, essa não seria a primeira vez que a equipe de segurança da F-secure teria recebido e-mails desse tipo. A Equipe de Emergências em Computadores do Irã já teria informado anteriormente a descoberta do Flame, o supervírus espião.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.