Um em cada 20 computadores em todo o mundo está infectado, afirma Kaspersky Lab

Por Redação | 06 de Maio de 2013 às 17h48

A Kaspersky Lab identificou que um em cada 20 computadores em todo mundo está infectado. O número foi levantado com base em uma ferramenta de verificação de malware da companhia, o Kaspersky Security Scan. Quando considerado apenas os computadores que não possuem antivírus, a porcentagem sobe para 13% dos PCs.

De acordo com o CEO da empresa, Eugene Kaspersky, o estudo foi realizado em equipamentos domésticos e de pequenas empresas. “A pesquisa representa um bilhão de equipamentos. Se aplicarmos as nossas estatísticas percebemos que cerca de 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados.”

A pesquisa também traz dados interessantes a respeito dos países foco de contaminação de computadores. Os que apresentaram o menor nível de contaminação são Alemanha, Áustria e Suíça, com menos de 3% de infecções. Já os mais infectados são os da Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão e Turquia.

Segundo o CEO, uma solução de segurança não garante 100% de proteção. “O único aspecto positivo é que os computadores infectados, sem software de segurança, contabilizam o triplo de contaminação. É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. Por isso, é sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre atualizado”, explicou.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.