Trend Micro identifica golpes usando anúncio falso sobre iPhone 6

Por Redação | 16.07.2014 às 12:25

Com a proximidade do lançamento do iPhone 6, a empresa de segurança na nuvem Trend Micro identificou um aumento no número de fraudes e golpes que usam como chamariz a notícia do novo lançamento da Apple.

Como o próximo lançamento é esperado para meados de setembro, a Trend Micro afirma que já identificou golpes que utilizam o iPhone 6 para chamar a atenção do usuário. Na última semana, alguns jornalistas que cobrem a Apple afirmaram ter recebido e-mails com uma mensagem falsa anunciando que “a espera acabou”, relacionando o anúncio com o lançamento do iPhone 6.

A Trend Micro divulgou uma imagem de como poderia ser um dos spam com o golpe. Veja:

Trend Micro golpe iphone

Pessoas que não acompanham com frequência as novidades sobre os lançamentos da Apple ou o cronograma de lançamento do iPhone podem facilmente se convencer da veracidade do e-mail uma vez que ele utiliza um texto com uma linguagem muito semelhante à usada pela empresa em seus anúncios reais.

Para evitar cair nestas fraudes é importante observar dois deslizes que podem ser identificados no e-mail. O calendário da Apple dificilmente teria um lançamento em julho, uma vez que a empresa tradicionalmente exibe seus iPhones em setembro. Outra forma de identificar o e-mail falso é que ele não tem o mesmo design dos modelos recentes divulgados pela empresa.

Com a data de lançamento do iPhone 6 - e talvez do iWatch - se aproximando, é importante se atentar para estes tipos de golpes e ataques que podem ficar mais frequentes na rede neste período. E-mails de divulgação são frequentemente usados como isca para ataques de phishing e outras ameaças, o que exige atenção extra dos usuários, destaca a Trend Micro.