Telepathwords: ferramenta da Microsoft te ajuda a formar senhas mais fortes

Por Cadu Silva
photo_camera TechBeat

Algumas vezes não nos esforçamos na criação de uma senha forte, afinal já possuimos várias outras de que precisamos nos lembrar. Por isso, acabamos usando o nome dos nossos filhos, dos nossos animais de estimação, sequências numéricas fáceis como datas de aniversário e data de casamento.

Outras vezes, achamos que temos uma senha decente, mas tudo parece estar muito bem até que alguém descobre a combinação e acessa indevidamente nossas contas em redes sociais, bancos e outros serviços.

Será que sua senha é segura?

Para saber se você possui uma senha fácil ou uma segura e extremamente difícil, a Microsoft lançou o Telepathwords: um projeto de pesquisa que existe para adivinhar senhas e ajudar os usuários a criar sequências mais seguras.

O serviço mostra como hackers adivinham nossas senhas baseando-se em algumas letras que digitamos e quanto tempo leva para que sejam digitadas. Assim que uma letra é pressionada, o Telepathwords vai tentar adivinhar a próxima letra baseado no que você acabou de digitar.

Por exemplo, se você digitar "ap", o serviço vai supor que a palavra que está sendo digitada é "apartamento", "apple" ou "april". A cada letra ou número digitado, ele vai chegando cada vez mais perto da combinação correta.

Microsoft Telepathwords

Nos testes, mesmo senhas consideradas bem seguras não foram suficientes para se ver livres da inteligência do serviço. Mas não tenha medo de digitar a senha que você usa para algum serviço, pois a Microsoft garante que tudo é criptografado e nenhuma informação é armazenada.

Eles apenas desejam inspirar as pessoas para que consigam desenvolver e usar senhas mais seguras no futuro. Para experimentar o serviço e saber o quão boas são suas senhas, clique aqui.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.