Snowden: NSA criou serviço de buscas para compartilhar dados com outras agências

Por Redação | 26 de Agosto de 2014 às 10h19
photo_camera Wired

Novas informações reveladas pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, mostram que em 2007 a agência criou uma ferramenta de buscas, semelhante aos sites de buscas comuns, como o Google, onde era possível que outras 23 agências do governo americano tivessem acesso a mais de 850 bilhões de registros sobre as comunicações de estrangeiros que estavam no país.

Os novos documentos foram publicados no site The Intercept, criado pelo jornalista e colunista norte-americano Glenn Greenwald. Ele foi o responsável pelas revelações sobre o esquema de espionagem da NSA sobre as comunicações de cidadãos e outros Estados, como o Brasil.

Em um memorando de 2010 que fala sobre a ferramenta de compartilhamento chamada de ICREACH, mas de mil analistas de 23 agências do governo americano tinham acesso ao acervo que incluía registros sobre os e-mails, telefonemas, chats da web e dados sobre a localização do cidadão a partir do celular, todos sem mandado judicial e coletados pela NSA. As informações incluem quem enviou e quem recebeu dados e também a frequência desses envios e recebimentos, no entanto, não inclui o conteúdo real das conversas.

Segundo as informações do The Intercept, o objetivo da ferramenta ao ser desenvolvida era ser o maior sistema para permitir o compartilhamento dos registros de vigilância coletados nos Estados Unidos. A plataforma é capaz de receber até 5 bilhões de novos registros a cada dia. Entre as agências de segurança que tinham acesso às informações dos estrangeiros e cidadãos americanos estão o FBI e a CIA, que rotineiramente acessavam este conteúdo.

As informações de Greenwald não indicam que o ICREACH teria relação com o esquema de espionagem da NSA responsável por coletar dados sobre ligações telefônicas de milhões de americanos. A informação foi divulgada em julho do ano passado e foi considerada um dos fatos mais polêmicos relevados por Snowden.

Fonte: https://firstlook.org/theintercept/article/2014/08/25/icreach-nsa-cia-secret-google-crisscross-proton/http://convergecom.com.br/tiinside/25/08/2014/nsa-criou-ferramenta-na-web-para-compartilhar-comunicacoes-de-cidadaos-com-orgaos-governamentais/?notici

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.