Publicidade

Sistema do Banco Central Francês foi invadido. Acredite: senha era "123456"

Por| 21 de Setembro de 2012 às 07h50

Link copiado!

Sistema do Banco Central Francês foi invadido. Acredite: senha era "123456"
Sistema do Banco Central Francês foi invadido. Acredite: senha era "123456"

Quando pensamos na segurança digital de um banco logo imaginamos algo bem complexo e com um altíssimo nível de dificuldade de acesso. Mas esse não é bem o caso do Banco Central da França. Um cidadão comum foi preso por hackear o sistema da instituição, e sabe como ele fez isso? Usando a senha "123456".

Na verdade a intenção dele não era invadir sistema algum, ele queria apenas se livrar do pagamento do suporte telefônico do banco - isso mesmo, na França esse tipo de serviço é cobrado.

Para conseguir burlar essa despesa, ele entrou em um fórum na Internet e conseguiu o que acreditava ser a linha direta para falar com os funcionários do banco. Na tal linha, um sistema automático solicitou uma senha para o homem. Em um chute certeiro, ele discou simplesmente a sequência mais óbvia da face da Terra: "123456". E assim, ele quebrou a segurança do Banco Central.

Segundo o Ubergizmo, logo após a invasão, a instituição acionou o sistema de segurança, desencadeando um processo que deixou os computadores que lidam com arquivos de consumidores endividados fora do ar por 48 horas.

Continua após a publicidade

Para fechar com chave de ouro, o advogado do homem disse que a sequência "654321" também teria funcionado. O cidadão foi solto, afinal ele só queria tentar se livrar de uma despesa...