Sistema do Banco Central Francês foi invadido. Acredite: senha era "123456"

Por Redação | 21 de Setembro de 2012 às 07h50

Quando pensamos na segurança digital de um banco logo imaginamos algo bem complexo e com um altíssimo nível de dificuldade de acesso. Mas esse não é bem o caso do Banco Central da França. Um cidadão comum foi preso por hackear o sistema da instituição, e sabe como ele fez isso? Usando a senha "123456".

Na verdade a intenção dele não era invadir sistema algum, ele queria apenas se livrar do pagamento do suporte telefônico do banco - isso mesmo, na França esse tipo de serviço é cobrado.

Para conseguir burlar essa despesa, ele entrou em um fórum na Internet e conseguiu o que acreditava ser a linha direta para falar com os funcionários do banco. Na tal linha, um sistema automático solicitou uma senha para o homem. Em um chute certeiro, ele discou simplesmente a sequência mais óbvia da face da Terra: "123456". E assim, ele quebrou a segurança do Banco Central.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Segundo o Ubergizmo, logo após a invasão, a instituição acionou o sistema de segurança, desencadeando um processo que deixou os computadores que lidam com arquivos de consumidores endividados fora do ar por 48 horas.

Para fechar com chave de ouro, o advogado do homem disse que a sequência "654321" também teria funcionado. O cidadão foi solto, afinal ele só queria tentar se livrar de uma despesa...

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.