Pesquisa: crianças de 11 anos já desenvolvem malware para dispositivos móveis

Por Redação | 21.02.2013 às 17:57

Um estudo realizado no último trimestre de 2012 pela AVG mostra que o ano fechou com cerca de 3,9 milhões de ameaças existentes para dispositivos móveis. O sistema operacional Android continua como o mais vulnerável a ameaças, sendo o maior foco de criminosos de todas as idades que desenvolvem versões infectadas de serviços de mobile banking, games populares e mensagens de texto com links maliciosos.

“Por ter mais de 70% do mercado, o Android é um alvo potencialmente rentável para os mal intencionados. Os usuários precisam se conscientizar de que nos dispositivos móveis devem ter a mesma atenção e cuidado que ao navegar no PC, principalmente quando utilizar redes sociais, por onde são disseminadas muitas ameaças", afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.

A pesquisa apontou ainda para uma popularização do exploit toolkit, que abre portas para a invasão dos equipamentos ligados à internet, que passou a ser comercializado por criminosos para pessoas sem conhecimento técnico, mas com intenção de utilizar códigos maliciosos. Segundo dados da AVG, o toolkit foi o malware mais utilizado no ano passado, representando quase 60% do total de ataques.

Foi detectado ainda que crianças na faixa dos 11 anos já estão envolvidas no desenvolvimento de códigos que visam roubar informações e logins de outros jogadores. "Em pesquisas que fazemos há mais de dois anos temos notado a familiaridade cada vez maior das crianças com a tecnologia e, como consequência, também aprenderam a fazer mal uso da internet", explica Sumrell.

De acordo com o levantamento, games populares como Angry Birds Space também têm sido alvo de ataques. A situação conta com o agravante de que contas online em sites de games costumam conter dados bancários. Além disso, gamers costumam utilizar os mesmos logins e senhas para tais páginas, redes sociais e até e-mails, o que pode levar ao roubo de todas as informações.