Serasa lança ferramenta antifraude para e-commerce durante a Copa

Por Redação | 02 de Abril de 2014 às 18h58

As perdas com relação a fraudes com cartões de crédito em ambiente virtual são uma das grandes preocupações para o comércio brasileiro na Copa do Mundo do Brasil, e, desde já, a Serasa Experian oferece uma ferramenta para evitar que isso aconteça ou, ao menos, para tentar diminuir o prejuízo. As informações são do Estado de S. Paulo.

O tema ficou cada vez mais recorrente após o aumento de 53% em fraudes via cartão de crédito, registrado na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A preocupação por aqui é ainda maior porque o Brasil atualmente ocupa o quinto lugar no ranking mundial de golpes com cartões e, somente em 2013, esse tipo de crime virtual custou R$ 2,3 bilhões às vítimas. De acordo com levantamento da Serasa Experian, 54% dos brasileiros sofreram alguma fraude nos últimos 12 meses.

A ferramenta original do chamado Safety existe desde 2005 para os setores bancário, varejista e companhias aéreas e conseguiu evitar perdas de US$ 500 milhões para seus 10 principais clientes globais em 2013. A partir de agora, está disponível para um leque mais amplo de empresas e promete identificar com eficiência ainda maior as ações suspeitas em compras online durante os jogos.

Safety

O Safety atua da seguinte forma: ao realizar a transação digital, o usuário não percebe a presença da ferramenta, que monitora todo o processo, em tempo real. Essa avaliação pode, por exemplo, analisar fatores de risco, indicadores de fraude, como a reputação da máquina utilizada, o comportamento do usuário e outras atitudes consideradas pouco convencionais.

Essa nova versão do Safety terá mais de 450 regras, que podem ser configuradas, para detectar riscos. Caso haja sinais de fraude, a ferramenta bloqueia a transação e avisa sobre o ocorrido. No caso de Internet Banking, o correntista é alertado e acompanha o que está acontecendo em sua conta virtual via página espelho.

Para evitar que os bons compradores sofram com alertas desnecessários, o Safety utilizará também outros produtos da Serasa Experian e questões relacionadas a horário e geolocalização. Para saber mais sobre a ferramenta e como utilizá-la, basta entrar em contato com o pessoal da Serasa Experian.

Fonte: http://m.estadao.com.br/noticias/economia-geral,de-olho-na-copa-serasa-lanca-solucao-antifraude-para-comercio-eletronico,180897,0.htm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.