Senhas e e-mails de 1.800 jogadores de Minecraft vazam na internet

Por Redação | 20 de Janeiro de 2015 às 17h02

Os ataques hackers contra grandes empresas de tecnologia não param. E as vítimas mais recentes são os jogadores de Minecraft, da produtora Mojang Specifications. Um documento de texto com as credenciais completas de 1,8 mil usuários vazou na web e até agora não se sabe quem publicou essas informações e quais as razões pelas quais elas foram parar na rede. As informações são do Ubergizmo.

"Não está claro exatamete como esses criminosos conseguiram roubar as senhas de tantos usuários do Minecraft. As possibilidades vão desde simples ataques do tipo phishing ou malware de keylogging capazes de roubar informações dos jogadores enquanto eles estão ativos ou até mesmo uma falha de segurança do próprio Minecraft", analisa o pesquisador especializado em segurança Graham Cluley.

O vazamento teria acontecido por meio do serviço de publicação de textos temporários Pastebin e permitiria aos usuários utilizar quaisquer uma das 1,8 mil credenciais para ter acesso total às contas, inclusive com download e instalação da versão completa do jogo. Considerando que muita gente utiliza as mesmas senhas para outros serviços, é possível também que as pessoas afetadas possam sofrer ataques em diferentes plataformas com os mesmos cadastros.

Os últimos meses registraram aumento considerável de vazamento de informações de empresas que deveriam ter um sistema de segurança mais complexo, desde gigantes como Apple e Sony, até companhias de pequeno a médio porte, como a Mojang. Por isso, é sempre bom ficar de olhos nesses ataques e estar atento às medidas de segurança digital, como, por exemplo, alterar suas credenciais regularmente.

Fonte: http://www.ubergizmo.com/2015/01/minecraft-usernames-and-passwords-leaked/?utm_source=mainrss&utm_reader=feedly

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.