Segurança nas redes sociais

Por Colaborador externo | 05 de Dezembro de 2014 às 18h57

por Anderson Cruz*

As redes sociais são realidade no mundo todo e, como não poderia ser diferente, também são em nosso país. Isso, claro, ganhou mais força com o avanço da nossa economia e com o aumento de pessoas com acesso a computador e internet – e hoje os smartphones.

Mais de 80% dos brasileiros com internet acessam o Facebook

A consultoria eMarketer divulgou em 2014 que dos cerca de 107 milhões de internautas brasileiros, 89 milhões acessam o Facebook, sendo que 59 milhões acessam a rede todos os dias. Portanto, é expressivo o número de pessoas que têm utilizado essas ferramentas de comunicação.

Pensando nesse público, desenvolvemos um material com o objetivo de orientar quanto a práticas de segurança ao utilizar as redes sociais. Essas dicas irão evitar que os usuários caiam em ciladas e tenham seus dados expostos.

Dicas de segurança ao utilizar as redes sociais:

Senhas: as senhas precisam ser fortes. Uma senha forte é constituída de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como "@" e "$" e com ao menos 14 caracteres. Aconselha-se que as senhas sejam atualizadas a cada 30 dias. Utilizar sistemas como dupla autenticação também impede que pessoas consigam acessar sua conta e ter acesso a seus dados ou mesmo prejudicar sua imagem.

Configurações: altere as configurações de suas redes sociais. Verifique se qualquer pessoa pode ter acesso a seus dados. Também é importante não expor dados como endereço e telefone. O perfil precisa ser privado, só mostre as outras pessoas o que elas precisam realmente saber.

Não clique em tudo: compartilhar coisas ou acessar links, vídeos ou coisas do tipo pode ser tentador, mas é preciso cuidado. Esses links podem ter vírus que irão prejudicar sua máquina ou expor suas informações. Ao compartilhar links maliciosos para seus amigos você pode estar contribuindo com a propagação de algum vírus, por isso cheque a fonte de seus posts compartilhados e não clique em tudo que é “fofo” ou lhe agrade. Tem muita gente com segundas intenções aproveitando dessa ingenuidade para cometer infrações.

Não adicione estranhos: atenção com pessoas que você não conhece. Verifique se a pessoa que lhe adiciona realmente é um conhecido. Existem pessoas mal intencionadas que criam páginas falsas apenas para hackear páginas de terceiros.

Cuidado com seus posts: preste atenção com aquilo que você posta, mesmo de forma privada, afinal as redes sociais tem acesso a todas essas publicações e elas podem inclusive ser usadas comercialmente, pois você autoriza repassar os direitos desses conteúdos nos termos de uso. Também é preciso evitar fotos que apresentam sua casa com detalhes, compras caras ou aquisições importantes – isso pode servir de “material de reconhecimento” para criminosos. Cuidado também com o que diz nas redes sociais, isso pode ser ruim para você, inclusive legalmente. Assim como você pode buscar seus direitos, caso seja ofendido, os outros também. Cuidado com ofensas preconceituosas, sejam elas relacionadas à raça, crenças, cor ou origem. Caso você seja ofendido, não se esqueça de realizar prints da tela e notificar a rede social.

Criptografia: as redes sociais mais famosas criptografam as informações inseridas em suas aplicações. Mas caso surja alguma outra rede social que não exiba o cadeado na barra de navegação, não insira suas informações, pois pessoas mal intencionadas podem ter acesso a elas. Essa dica vale também para sites em geral, sobretudo aqueles que precisam da inserção de dados, como por exemplo, os e-commerces, que além do cadeado precisam exibir o selo de Site Blindado.

Aplicativos: alguns aplicativos de PCs ou smartphones irão pedir dados pessoais de redes sociais. Verifique essas permissões e fuja de situações onde seus dados fiquem expostos a qualquer um. Aplicativos dos mais diversos gêneros agem dessa forma.

*Anderson Cruz é webwriter e produtor de conteúdo. Com know-how em diferentes funções dentro da área de comunicação, hoje faz parte da Célula Digital do Site Blindado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.