Segurança: como criptografar seus e-mails no Mac

Por Redação
photo_camera Seu Micro Seguro

Com a revelação dos documentos secretos do programa de espionagem eletrônica PRISM dos Estados Unidos pelo ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, questões sobre privacidade e como manter seus dados seguros vieram à tona. Segundo informações publicadas sobre o caso, o governo norte-americano tem monitorado ligações telefônicas e a atividade na internet não somente de seus cidadãos, mas do mundo todo.

Mesmo que algumas das mensagens que a maioria dos internautas troca por e-mail não sejam tão interessantes assim, todos têm o direito de tentar resguardar ao máximo suas informações e conversas. Uma das formas de manter suas mensagens de e-mail em sigilo é utilizar a criptografia. Confira abaixo algumas dicas.

Obtenha e instale um certificado pessoal

O primeiro passo que o internauta deve dar para criptografar seus e-mails é adquirir e instalar um certificado pessoal, que nada mais é do que um pequeno arquivo que verifica sua identidade na mensagem enviada. Os usuários precisarão de um certificado para cada endereço de e-mail utilizado para enviar mensagens criptografadas, e empresas como a Symantec oferecem os certificados por US$ 23 (R$ 51) ao ano, ou uma versão gratuita por 25 dias.

Os usuários devem registrar seu endereço de e-mail junto ao revendedor do certificado pessoal. Logo em seguida, uma mensagem será enviada para o endereço cadastrado contendo o arquivo para o certificado, bem como uma senha de acesso. Ao clicar sobre o link, o navegador irá redirecioná-lo para uma página de download do certificado, onde o usuário deve informar a senha que recebeu, clicar em 'Continuar' e aguardar até que o download seja concluído.

Ao dar dois cliques sobre o arquivo instalado, o Keychain Access, do Mac, irá completar a instalação do certificado. Depois de instalado, o certificado aparecerá dentro da categoria de 'Certificados' do Keychain Access.

Criptografe seu e-mail

Assim que o certificado estiver instalado, o usuário precisará apenas abrir uma nova janela de e-mail e escolher entre os seus contatos o endereço para o qual você obteve a certificação. Ao lado da janela pop-up com os endereços certificados, o usuário verá dois botões: o primeiro é o ícone 'Criptografar' e o segundo é o botão de assinatura digital. Por padrão, este botão terá uma marca de verificação, que indica que toda vez que você enviar uma mensagem a partir desta conta, será comprovado que o e-mail realmente pertence a você. Ao clicar neste botão, o usuário estará desabilitando sua assinatura digital.

Criptografar e-mail

Reprodução: Mac World

Para que o botão 'Criptografar' fique ativo, os usuários devem ter um certificado exclusivo para cada pessoa que desejam mandar a mensagem em sua chave pública. Isso significa que o destinatário da mensagem também deverá ter um certificado instalado e exclusivo para o endereço de e-mail do emissor, com isso o sistema de criptografia funciona corretamente.

Primeiro, os usuários devem enviar uma mensagem assinada digitalmente (não criptografada) para seu contato. Quando a mensagem for enviada, a sua chave pública também será enviada para o contato escolhido e será adicionada à sua lista de certificados também. Então, para responder a mensagem, eles devem utilizar seu endereço certificado.

Na resposta está a chave pública que será adicionada à sua Keychain, assim, depois de trocar as chaves públicas, os usuários poderão usar com facilidade o botão 'Criptografar' nas próximas mensagens que enviarem.