Samsung e BlackBerry se unem para melhorar a segurança do Android

Por Redação | 14.11.2014 às 11:58

A segurança e proteção das informações são essenciais não apenas para os smartphones, mas para qualquer outro tipo de dispositivo usado por executivos durante o trabalho. E, para transformar a linha Galaxy em algo interessante para esse tipo de usuário, a Samsung está se aliando à BlackBerry para trazer o renomado sistema de criptografia da fabricante para seus aparelhos.

Os trabalhos começam no primeiro trimestre do ano que vem e permitirão que a marca coreana usufrua do sistema BES12, trazendo a reconhecida criptografia de ponta a ponta também para os dispositivos Android. A novidade será incluída no sistema de segurança Knox, que é voltado para os usuários corporativos da sul-coreana. Com a chegada do novo sistema, será adicionada uma camada extra de proteção aos dados dos aparelhos.

Não se sabe ao certo os termos do acordo, mas, desde o início, soa como uma opção estranha para a BlackBerry. A empresa, que andava mal das pernas, vem conseguindo se recuperar com o lançamento de aparelhos focados diretamente em seu nicho de usuários e apostando na segurança para se diferenciar do restante. Trabalhar ao lado da Samsung e levar o BES12 ao Android é, exatamente, entregar essa diferenciação para a concorrência e diminuir ainda mais as razões para que os executivos adquiram um aparelho da fabricante.

Porém, o Mashable mostra o outro da moeda. Com a chegada do sistema de criptografia ao Knox, ele fica disponível para milhares de novos usuários, que podem enxergá-lo como uma alternativa bastante interessante e, no futuro, trocar um aparelho Android por um BlackBerry. Parece pouco provável, mas pode acontecer - ou pelo menos é nisso que a companhia aposta.

Oficialmente, o presidente de serviços empresariais globais da BlackBerry, John Sims, disse apenas que a união entre as duas empresas é a evolução natural de uma parceria antiga. Elas já estariam trabalhando juntas há algum tempo no campo de segurança e, agora, poderão efetivamente unir seus times de engenharia e serviços para entregar soluções mais seguras para seus clientes em ambas as plataformas.

A chegada do BES12 ao Knox deve acontecer até o final do primeiro semestre do ano que vem, mas o preço da novidade ainda não foi revelado.