Recurso de bloqueio do iPhone diminui número de roubos do aparelho

Por Redação | 23 de Junho de 2014 às 17h20

Dentre as medidas de segurança já desenvolvidas para os smartphones, finalmente uma começou a mostrar resultados efetivos. As polícias de Nova Iorque, São Francisco e Londres revelaram que os roubos de iPhone estão finalmente diminuindo. Depois de anos seguidos de crescimento do índice de roubo, o responsável pela diminuição é provavelmente o Bloqueio de Ativação, recurso lançado em setembro de 2013, que permite que o usuário inutilize o aparelho remotamente.

Eric Schneiderman, procurador-geral de Nova York, e seu colega George Gascón, procurador de São Francisco, citam o novo recurso como o responsável pelo fenômeno. Em São Francisco, a queda foi de 38% e em Londres de 24%. "Se os aparelhos podem ser cancelados como se faz com cartões de crédito, será a mesma coisa que roubar um peso de papel", comenta Scheneiderman.

O Bloqueio de Ativação foi uma melhoria da ferramenta "Buscar meu iPhone", disponibilizada desde 2009. "A Apple foi líder na indústria no que diz respeito a ajudar clientes a proteger seus dispositivos perdidos ou roubados", afirma Trudy Muller, porta-voz da Apple. "O Bloqueio de Ativação" pode ajudar a manter os aparelhos seguros mesmo se estiverem em mãos erradas, além de aumentar as chances de recuperá-lo", explica.

O fato do recurso não ser ativado como padrão pode ser um empecilho para alguns usuários. "Muitos clientes podem não ser acostmados à tecnologia o suficiente para saber disso", comenta Gascón. O procurador também acredita que haja uma necessidade para que se criem leis que tornem obrigatória a disponibilização de recursos como esse nos aparelhos por parte de todas as fabricantes, da mesma forma com que cintos de segurança foram exigidos em carros no passado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.