RQ-180: novo drone espião americano ultra-secreto invisível ao radar

Por Redação | 11 de Dezembro de 2013 às 12h55

O projeto ainda é secreto, e poucos detalhes são conhecidos, mas a Aviation Week lançou na semana passada uma reportagem anunciando o novo modelo de drone.

Capa Aviation Week

O aparelho chama-se RQ-180, e está sendo fabricado pela Northrop Grumman, grande empreiteira de projetos de defesa americana, responsável pela fabricação do B-2, bombardeiro invisível ao radar e a diversos outros tipos de aeronaves militares.

O drone iniciou seus testes de voo na Área 51 em Nevada (próximo a Las Vegas), base aérea ultra-secreta do governo americano, onde os mais diversos tipos de equipamentos militares são desenvolvidos. Um hangar especial foi construído para esconder o novo modelo enquanto faz seus testes estáticos, inclusive de fotos de satélite. Estima-se que ele entrará em operação em 2015.

Instalações secretas para o RQ-180

A aeronave chegará para substituir o RQ-170 Sentinel, outro avião espião um pouco menor e com capacidades inferiores (e que recentemente foi hackeado e derrubado pelo Irã, em um grave incidente entre os dois países), além de cobrir a lacuna deixada pela aposentadoria do SR-71 Black Bird, famoso avião espião de altíssima velocidade da época da guerra fria, e que foi retirado de serviço em 1998. Ele será operado em conjunto com a CIA em suas missões de espionagem.

Ele é equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array, ou Radar de Varredura Eletrônica Ativa, um tipo avançado de radar cuja antena, na verdade, é composta por muitas pequenas antenas e assim divide suas emissões em diversas bandas de frequências, tornando sua detecção por equipamentos passivos muito mais difícil), além de meios de vigilância eletrônica passiva (por exemplo, interceptar transmissões de rádio, ligações de celular e qualquer tipo de emissão de dados), e especula-se que seja capaz de realizar ataques eletrônicos, como interdição de sinais, bloqueio de comunicações e outros incontáveis estragos que podem ser feitos nas defesas dos países.

Estima-se que o drone tenha por volta de 14 toneladas, e poderá voar por 24h ininterruptas com um alcance 2 mil quilômetros. A Aviaton Week fez algumas concepções artísticas e criou conceitos baseados nas suas pesquisas, pois o modelo ainda não foi exibido publicamente.

RQ-180 - Concepção artística
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!