Procon atualiza lista de sites não recomendados

Por Redação | 09 de Junho de 2014 às 15h55

Na última semana, o Procon-SP incluiu quatro sites na sua lista de Sites não Recomendados. São eles: www.pescariaurbana.net, www.oliveirashopping.com, www.poucashoras.com.br, www.poucashorasclube.com.br. Os quatro sites tiveram reclamações de clientes registradas, foram notificados e não responderam. Outros não foram encontrados, impossibilitando as tentativas de negociação e mesmo a abertura de processos administrativos. As informações são do blog Educa Procon SP.

Entre as queixas apresentadas contra esses fornecedores estão irregularidades no comércio eletrônico, principalmente a falta de entrega dos produtos. O Procon-SP ainda alerta que esses sites são foram localizados em tentativas de rastreamento no banco de dados de diversos órgãos que regulam o comércio eletrônico como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR.

Entre as empresas listadas algumas estão sendo investigadas pelo Departamento da Polícia que combate crimes eletrônicos e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil. Entre os sites, o oliveirashopping.com e pescariaurbana.net continuam no ar, por isso o Procon-SP alerta aos consumidores para se informarem e evitarem compras, pois existe uma grande possibilidade de não receber o produto e ainda encontrar dificuldades para ser ressarcido futuramente.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Frequentemente o Procon-SP atualiza a lista de sites não recomendados. Entre outros que recentemente foram incluídos como não confiáveis estão: aproveitex.com.br, audiobass10.com.br, bluerobottech.com, centraldoseletronicos.com.br, consuteleletroshop.com.br, infinityeletroshop.com, maniasmart.com.br, nagaieletro.com.br, ofertasprime.com, peguei.com.br, pelicanocompras.com.br, roboazul.com.br e rzshop.com.br.

Entre as dicas do Procon para evitar prejuízo em compras online está o cuidado com a identificação do fornecedor. Privilegie aqueles que fornecem razão social, CNPJ e outras informações. Desconfie quando a oferta for muito vantajosa e de sites que só permitem pagamento por boleto bancário ou depósito em conta.

Utilize sempre um computador confiável com antivírus e firewall instalados e atualizados e nunca faça compras em lan houses, cafés ou por redes desconhecidas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.