Procon atualiza lista de sites não recomendados

Por Redação | 09.06.2014 às 15:55

Na última semana, o Procon-SP incluiu quatro sites na sua lista de Sites não Recomendados. São eles: www.pescariaurbana.net, www.oliveirashopping.com, www.poucashoras.com.br, www.poucashorasclube.com.br. Os quatro sites tiveram reclamações de clientes registradas, foram notificados e não responderam. Outros não foram encontrados, impossibilitando as tentativas de negociação e mesmo a abertura de processos administrativos. As informações são do blog Educa Procon SP.

Entre as queixas apresentadas contra esses fornecedores estão irregularidades no comércio eletrônico, principalmente a falta de entrega dos produtos. O Procon-SP ainda alerta que esses sites são foram localizados em tentativas de rastreamento no banco de dados de diversos órgãos que regulam o comércio eletrônico como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR.

Entre as empresas listadas algumas estão sendo investigadas pelo Departamento da Polícia que combate crimes eletrônicos e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil. Entre os sites, o oliveirashopping.com e pescariaurbana.net continuam no ar, por isso o Procon-SP alerta aos consumidores para se informarem e evitarem compras, pois existe uma grande possibilidade de não receber o produto e ainda encontrar dificuldades para ser ressarcido futuramente.

Frequentemente o Procon-SP atualiza a lista de sites não recomendados. Entre outros que recentemente foram incluídos como não confiáveis estão: aproveitex.com.br, audiobass10.com.br, bluerobottech.com, centraldoseletronicos.com.br, consuteleletroshop.com.br, infinityeletroshop.com, maniasmart.com.br, nagaieletro.com.br, ofertasprime.com, peguei.com.br, pelicanocompras.com.br, roboazul.com.br e rzshop.com.br.

Entre as dicas do Procon para evitar prejuízo em compras online está o cuidado com a identificação do fornecedor. Privilegie aqueles que fornecem razão social, CNPJ e outras informações. Desconfie quando a oferta for muito vantajosa e de sites que só permitem pagamento por boleto bancário ou depósito em conta.

Utilize sempre um computador confiável com antivírus e firewall instalados e atualizados e nunca faça compras em lan houses, cafés ou por redes desconhecidas.