Previsão: Mais de 90% de todas as senhas estarão vulneráveis em 2013

Por Redação | 21.01.2013 às 14:00

A empresa de consultoria em segurança Deloitte divulgou uma previsão alarmante para o ano de 2013: mais de 90% de todas as senhas do mundo estarão vulneráveis ao longo deste ano. Os especialistas acreditam que nem as pessoas que procuram se proteger com senhas elaboradas, que misturam letras, números e símbolos, estarão imunes aos possíveis ataques.

Mesmo considerando o uso de senhas muito simples e comuns como, por exemplo, '123456', a Deloitte afirma que outros fatores também podem contribuir na hora de tornar determinada senha vulnerável. Entre os principais motivos estão a reutilização da mesma senha em vários serviços e a incapacidade do seu proprietário de memorizá-la, permitindo a abertura de brechas para que pessoas mal-intencionadas tentem acessar suas páginas com essas senhas.

"Isto se deve a fatores como a reutilização de senhas, o avanço em hardware e software de invasão e quebra de senhas, e a aleatória escolha de caracteres. Uma proteção de senha inadequada pode resultar na perda de bilhões de dólares, no declínio da confiança nas transações feitas pela internet, e danos significativos na reputação de empresas comprometidas pelos ataques", afirmou a empresa em nota oficial.

Para evitar possíveis ataques, a Deloitte sugere o uso de alguns recursos já utilizados por algumas empresas como é o caso do Google, que exige a identificação e confirmação de acesso a contas em outros dispositivos e locais que não são comuns ao usuário. E claro, a empresa ainda reforça que as pessoas devem evitar criar senhas muito simples ou com palavras relacionadas a você, como sua data de nascimento.

Confira abaixo um vídeo, em inglês, sobre as previsões para 2013 da Deloitte: