Polícia prevê ciberataques na abertura da Copa do Mundo

Por Redação | 29.05.2014 às 15:56

A Polícia Federal está atenta a ataques de hackers na abertura da Copa do Mundo do Brasil, no dia 12 de junho. Após os incidentes recentes no Itamaraty, os oficiais aumentaram a vigilância digital e já identificaram grupos que pretendem aproveitar o evento para promover invasões e congestionamento em sistemas e sites ligados ao governo.

"Hackers, uni-vos, dia 12 de junho começa a temporada de DDOS.gov (...), preparem seus canhões", diz uma conta de Twitter ligada ao grupo Anonymous. O Distributed Denial of Service, ou DDoS, é o ataque digital que excede os limites do servidor.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, após o ataque ao Itamaraty as tentativas de invasão quadruplicaram nos últimos dias. Os hackers vêm utilizando contas de e-mail "sequestradas" para promover protestos contra o Mundial. Os cibercriminosos chegaram a veicular um banner na página da intranet do governo.

Ainda não se sabe se houve vazamento de informações ou interceptação de comunicação. O alvo parece ser mesmo o governo, porém, é bom ficar mais atento com a segurança digital com a proximidade do evento.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/05/1460911-pf-preve-ataques-ciberneticos-em-massa-no-dia-de-abertura-da-copa.shtml