Polêmica: PC e Mac estão expostos aos mesmos tipos de ameaças online

Por Redação | 12.02.2015 às 16:43

Durante muito, foi difundido um boato que usuários de Mac eram menos expostos a ameaças digitais que os donos de PC com sistemas operacionais como Windows ou Linux. No entanto, uma pesquisa desenvolvida pela Kaspersky Lab e B2B International veio para mudar esse jogo. Segundo o estudo, no ano passado, 24% dos usuários de desktops Apple e 10% dos usuários de notebook foram infectados por malwares. Enquanto isso, o número de usuários de PCs infectados foi ligeiramente maior, de 32%.

Mas é no aparecimento de malwares que o panorama muda. Ao total, eles foram encontrados em 13% do total de proprietários de Mac, contra os 9% dos usuários de Windows. A inversão também ocorreu com problemas relacionados a dados financeiros, representado por 51% de Macs e 49% de Windows.

A pesquisa também indica que o comportamento online de usuários de Macs propicia as infecções. Entre os entrevistados, 39% dos usuários da Apple nunca ouviram falar em ransomware - uma espécie de sequestro do sistema do computador -, e 30% não sabiam que softwares exploravam vulnerabilidades do sistema. Considerando o total de entrevistas, de Mac e Windows, 33% deles não sabiam nada sobre o ransomware.

Outra diferença de comportamento entre os usuários de cada sistema é a escolha de proteções. Segundo os dados, para 41% dos usuários de Mac, o preço é o principal critério. Em relação aos usuários de Windows, 47% colocam em primeiro lugar a eficiência do software.

Segundo Vladimir Zapolyansky, vice-presidente da Kaspersky de produtos e marketing de tecnologia, isso é resultado da relativa tranquilidade que os usuários de Mac gozavam no passado. "Os usuários do OS X viveram por muito tempo isolados dos perigos da internet. Talvez por isso se sintam quase invulneráveis. Porém, como as ameaças cibernéticas estão expandindo cada vez mais suas áreas de atuação, é importante estar preparado para elas", afirma.

Fonte: http://www.kaspersky.com/about/news/product/2015/Double_Jeopardy_Mac_and_PC_Users_Equally_at_Risk_from_Cyberthreats