Pesquisa revela quais são os apps mensageiros instantâneos mais seguros

Por Redação | 07 de Novembro de 2014 às 10h25
photo_camera Foto: Divulgação

Quem busca por um mensageiro instantâneo seguro, precisa conferir a lista do Eletronic Frontier Foundation, que ranqueia os programas do tipo mais confiáveis. De acordo com a fundação, vários mensageiros foram comparados e só recebeu notas boas aqueles que foram desenvolvidos com serviços de criptografia, como o CryptoCat.

O iMessage e FaceTime da Apple foram classificados como os melhores serviços entre os destinados ao mercado de massa. O Skype só se saiu bem em duas categorias: criptografia de dados em trânsito e a forma com que isso acontece, impedindo com que a Microsoft consiga acessá-los.

Os chats do Facebook e do Google só foram aprovados no quesito criptografia em trânsito. Porém, ao contrário do Skype, eles passaram por auditorias externas de segurança e foram aprovados. Uma das falhas dos programas de mensagens instantâneas é o uso de um sistema que não permite a proteção de conversas passadas. Isso se chama Perfect Forward Security e é usado apenas pelos serviços da Apple.

Como resultado, é possível concluir que os mensageiros não populares são os mais seguros e opções a serem pensadas futuramente. Mas as pessoas que não se preocupam com a segurança e usam as ferramentas mais comuns, agora têm um pequeno conhecimento sobre como as suas informações estão circulando na rede.

Nate Cardozo, advogado da EFF, afirma que o intuito da pesquisa é motivar as empresas a adotarem sempre as melhores práticas de segurança. Pensando mais próximo da realidade, é difícil uma empresa conseguir uma nota máxima nos testes, até porque, para uma melhor análise, seria necessário abrir o código-fonte para uma revisão externa. Coisa que a Apple, por exemplo, nunca permitiria.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.