O que é SSL?

Por Ultradownloads
O que é SSL?

Acrônimo de Secure Socket Layer (Camada de Soquete Seguro, em tradução livre), o SSL é uma tecnologia originalmente desenvolvida pela Netscape em 1994 que permite o tráfego seguro pela internet, servindo através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. A tecnologia garante uma transmissão de dados sigilosa e anônima.

Todos os navegadores modernos (Firefox, Google Chrome, Opera, Internet Explorer) utilizam o famoso cadeado dourado na barra de status para indicar que o site acessado no momento é seguro.

HTTPS com SSL no Google Chrome

O mecanismo utilizado para garantir essa proteção é baseado em chaves criptográficas públicas e privadas, onde a primeira utiliza certificados digitais reconhecidos por uma instituição competente e uma chave compartilhada entre website e usuários. Já a última é particular de cada usuário e website, onde cada uma das partes (computador e website) utiliza uma chave diferente e assim garante a identidade de quem está solicitando/enviando informações.

HTTPS é a implementação do SSL sobre o HTTP (HyperText Transfer Protocol), protocolo que efetivamente faz a internet funcionar, criando o termo HyperText Transfer Protocol Secure. Ele é facilmente localizado na barra de endereço de provedores de e-mail e bancos online. Caso não apresente, qualquer dado enviado ou recebido está vunerável a interceptações e é uma das maiores causa de crimes na internet. Quando um endereço de banco online ou qualquer página de conta, na internet, não apresenta o pequeno S no começo do seu endereço, certifique-se que realmente não tenha sido enganado por um site de terceiros.

Costuma observar se o site que está navegando no momento possui a proteção do SSL? Conte para nós!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.