Novo vírus brasileiro oferece versão original do Windows por apenas R$ 19,90

Por Redação | 07 de Novembro de 2012 às 15h58

Um novo vírus está atacando os PCs dos brasileiros, utilizando como isca a venda de uma versão original do sistema operacional Windows. Quem fez a descoberta foi um site especializado em segurança online, o Linha Defensiva.

O golpe acontece quando o usuário é infectado pelo tal vírus, que o impede de utilizar os navegadores do Google e da Mozilla (Chrome e Firefox). Ao tentar abrir algum deles, uma mensagem é exibida dizendo que aquele aplicativo parou de funcionar.

Vírus brasileiro oferece Windows original

Do lado direito a mensagem referente ao Chrome, e à esquerda ao Firefox

Caso a vítima selecione a opção "Exibir detalhes do problema", presente nessa mesma janela, uma mensagem vai surgir dizendo que o Windows instalado naquela máquina não é original.

"Gentilmente", eles fazem uma oferta para adquirir a versão original do software por um preço bem 'camarada', R$ 19,90. Eles ainda explicam que se trata de uma promoção e que, caso o pagamento seja feito com cartão de crédito, a ativação será imediata.

É claro que nada disso é verdade, tanto que a mensagem também é exibida para usuários que possuem a versão original do Windows instalada. A ideia dos cibercriminosos é colher os dados pessoais e os dados do cartão de crédito das vítimas.

Vírus brasileiro oferece Windows original

Quando o usuário aceita comprar o suposto Windows original, uma tela é aberta para que ele preencha os dados necessários para ter livre acesso ao cartão de crédito. No final da transação ainda aparece uma mensagem dizendo que o registro do software foi feito com sucesso.

O funcionamento desse golpe é um tanto quanto incomum, já que geralmente os criminosos "sequestram" alguns dados da máquina do usuário e só os liberam (ou não) mediante o pagamento de uma certa quantia, uma espécie de resgate. Neste caso específico a ideia não é um valor fixo, mas sim ter acesso aos dados do cartão de crédito.

Por ser um vírus recente, os antivírus ainda têm alguma dificuldade em detectar a presença dessa praga digital.

Vírus brasileiro oferece Windows original
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.