Novo malware promete vídeo íntimo de Neymar e rouba dados bancários das vítimas

Por Redação | 29 de Janeiro de 2014 às 18h34

Todos os dias surgem novas pragas eletrônicas que infectam os computadores de milhares de usuários desatentos por aí afora. Algumas delas envolvem promoções, outras prometem prêmios e, uma das mais efetivas, trazem consigo supostas fotos e/ou vídeos de celebridades em momentos de intimidade. E é esse o caso da nova ameaça virtual identificada pela fornecedora de soluções de segurança e informação ESET.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, a praga está se espalhando rapidamente através de e-mails. No corpo da mensagem, há a promessa de um vídeo íntimo do jogador Neymar e sua ex-namorada, a atriz global Bruna Marquezine. Ao clicar no anexo, a vítima é infectada por um Trojan (ou Cavalo de Troia) que se instala no computador e tenta roubar seus dados bancários.

A praga virtual se espalha por e-mail e promete um vídeo íntimo do jogador de futebol com sua namorada, Bruna Marquezine

A praga virtual se espalha por e-mail e promete um vídeo íntimo do jogador de futebol com sua ex-namorada, Bruna Marquezine

No título, o e-mail com o suposto vídeo diz "Vídeo íntimo de Neymar e Bruna Marquezine... Cenas Picantes" e a sugestão para o que o internauta baixe o suposto arquivo contendo o vídeo. O arquivo foi bem camuflado e está nomeado como "Video_Intimo.zip", o que pode levar até os usuários mais avançados a acreditar nele. Ao clicar lá, a vítima é redirecionada a outro endereço e um arquivo de extensão .cpl – também conhecido como arquivo de Painel de Controle do Windows – é baixado. Nele, esconde-se o trojan Win32/TrojanDownloader.Banload.SXK, que busca infectar o maior número de usuários possíveis.

Por utilizar o nome de um jogador de futebol famoso mundialmente, os especialistas da ESET disseram que ele já fez vítimas em outros países, como Espanha e Argentina.

Nunca é demais lembrar que é sempre bom dispor de um software anti-vírus original e que ele esteja com suas definições sempre atualizadas. Execute varreduras em seu computador regularmente e sempre desconfie de promoções, prêmios ou e-mails que prometem coisas demais. Contra hackers, malwares e falhas de segurança, um usuário precavido vale mais do que qualquer medida de segurança. Esteja atento!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.