Novo malware promete proteção contra o bug HeartBleed

Por Redação | 04 de Junho de 2014 às 14h15

A Trend Micro, empresa do ramo de segurança de conteúdo na internet, emitiu um alerta sobre um novo golpe que vem tentando ludibriar usuários mal informados a respeito do bug HeartBleed.

De acordo com Gary Davis, vice-presidente de marketing da empresa, os golpistas estão enviando mensagens às vítimas oferecendo o download gratuito de uma ferramenta que promete deixar o computador imune à vulnerabilidade.

Recentemente, o HeartBleed causou pânico entre usuários e provedores de conteúdo em toda a web. A falha, no entanto, afetava apenas a antiga versão do OpenSSL, uma protocolo de segurança de código aberto que permite comunicações criptografadas entre computadores e serviços na rede, indicado pelo cadeado ao lado da URL na maioria dos navegadores. Assim sendo, o máximo que os usuários comuns poderiam fazer para se proteger era trocar suas senhas de acesso. O trabalho mais pesado ficou nas mãos dos servidores que tinham que aplicar os patches de segurança e atualizar para a versão mais recente do software.

Segundo a Trend Micro, o software em anexo às mensagens que os golpistas têm enviado trata-se, na verdade, de um keylogger capaz de registrar todas as teclas digitadas no computador pelo usuário e enviá-las aos cibercrimonosos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.