Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo golpe usa Copa do Mundo para roubar dados bancários de brasileiros

Por| 15 de Abril de 2014 às 18h27

Link copiado!

Novo golpe usa Copa do Mundo para roubar dados bancários de brasileiros
Novo golpe usa Copa do Mundo para roubar dados bancários de brasileiros

Com um dos maiores eventos esportivos do mundo cada vez mais próximo de acontecer, os cibercriminosos vêm se aproveitando do interesse dos brasileiros para aplicar golpes e roubar seus dados bancários. Dessa vez eles estão utilizando um falso concurso de uma importante empresa de soluções de pagamentos eletrônicos para obter as informações bancárias das vítimas.

A descoberta foi feita pelo Laboratório de Pesquisas da ESET América Latina, que constatou que o ataque se trata de phishing e vem sendo disseminado principalmente através de e-mails e mensagens SMS. Neles as vítimas são induzidas a clicarem em um link que supostamente as levaria a mais informações sobre o concurso.

Para concorrer aos supostos ingressos para os jogos do mundial, os criminosos exigem a inserção dos dados bancários do participante (Imagem: Reprodução/ESET).

Continua após a publicidade

Lá, os criminosos virtuais simulam um falso sorteio de ingressos para assistir aos jogos da Copa e receber alguns prêmios em dinheiro. O problema é que para participar do sorteio, o suposto participante deve fornecer alguns dados, como nome completo, CPF, data de nascimento e número do cartão de crédito.

Após executar um processo de validação dos dados, o site leva as vítimas a uma página onde são exibidos os supostos ganhadores atuais do concurso. Enquanto essa pagina é carregada, os dados inseridos pela vítima são transmitidos sem o seu conhecimento para terceiros que, certamente, os utilizarão para fins diversos.

Enquanto são redirecionados para outra página que mostra o suposto resultado do concurso, os dados inseridos pela vítima são enviados para os criminosos (Imagem: Reprodução/ESET).

Continua após a publicidade

Segundo Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil, os golpes que exploram a Copa do Mundo 2014 estão se tornando cada vez mais comuns. "A Copa do Mundo está se aproximando e os cibercriminosos se utilizam de datas como essas para roubo de informações pessoais", afirma. "Os bancos brasileiros investem fortemente em diferenciados controles de segurança, mas esse e outros casos identificados servem de alerta para os usuários se protegerem", conclui o executivo.

Além dessas informações, nunca é demais lembrar que a proteção mais eficaz contra ataques e pragas virtuais é a informação. Portanto, além de um software antivirus atualizado, é importante que o usuário esteja sempre atento, desconfie de e-mails de estranhos e promoções que prometem demais – principalmente as que envolvem o nome da Copa do Mundo.