Novo golpe prometendo emagrecimento compromete perfis no Twitter

Por Redação | 29 de Abril de 2014 às 10h07

A Symantec, empresa especializada em segurança de informação responsável pelo Norton Antivirus, emitiu alerta para um novo golpe que está sendo veiculado através do Twitter. Nele, os cibercriminosos atraem os usuários interessados em emagrecer exibindo um link que oferece produtos de "dieta milagrosa". Ao clicar no endereço, os usuários são redirecionados para páginas contendo códigos maliciosos.

Muito popular em redes sociais, esse tipo de golpe ainda vem compromentendo a segurança de inúmeros internautas. Segundo um relatório anual sobre ameças à segurança na internet da própria Symantec, em 2013, mais de 552 milhões de identidades foram expostas na Internet por meio de ataques virtuais dessa natureza.

No caso dessa nova ameaça, a Symantec destaca o enorme número de contas na rede de microblogs comprometidas e posteriormente utilizadas pelos criminosos para espalhar SPAMS e outros malwares. Um dos links redireciona a vítima a uma página falsa idêntica à página oficial da Women's Heatlh, onde o usuário é induzido a adquirir os produtos da empresa para fornecer aos criminosos os dados da sua conta bancária.

Womens Health

Contas pertencentes a atletas, políticos, produtores de televisão, blogueiros, comediantes e outras figuras públicas foram comprometidas e possibilitaram aos crackers atingirem centenas de milhares de seguidores de cada perfil. As celebridades são os alvos preferidos desse tipo de ataque por possuírem um grande número de seguidores e legitimarem a autenticidade do produto ofertado pelo link.

Além do Twitter, o ataque também tem sido veiculado no Pinterest. Para que os internautas não sejam vítimas de crimes virtuais por meio das redes sociais, a Symantec oferece as seguintes dicas de comportamento online seguro:

Para usuários comuns:

  • Utilize senhas fortes e diferentes em seus dispositivos e perfis sociais;
  • Não acesse ou compartilhe links duvidosos e suspeitos que chegam no e-mail ou no perfil social;
  • Sempre opte por portais seguros e oficiais seja para navegação ou compras online;
  • Faça constantemente uma inspeção nos seus computadores e aparelhos em busca de vírus e malwares.

Para donos dos sites:

  • Usar a versão mais recente de seu sistema de gerenciamento de conteúdo;
  • Sempre aplique todos os patches de segurança;
  • Atualize as extensões do portal;
  • Reveja as permissões do diretório em seus servidores web.
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.