Novo golpe ameaça bloquear usuários do WhatsApp

Por Redação | 29 de Julho de 2014 às 15h43

Através de uma mensagem enviada por e-mail, um novo golpe está sendo aplicado para bloquear parcialmente ou até mesmo de forma definitiva a conta de usuários do WhatsApp, aplicativo de mensagens mais utilizado entre os brasileiros. A mensagem contida no e-mail trata-se de um conteúdo falso que diz que o usuário "violou políticas de privacidade" do aplicativo mencionando inclusive o "item 12848-WBR", de acordo com informações do UOL.

No entanto, é possível verificar nos termos de uso do site que esse item não existe. Além disso, como é comum notar em golpes desse tipo, a mensagem contem erros de ortografia.

Golpe WhatsApp

O e-mail ainda afirma que foi criado um "novo termo de aceitação", que precisa ser visualizado no período de 5 a 90 dias para impedir que a conta no WhatsApp seja bloqueada. Porém, o e-mail não contém nenhum link que possa ser clicado que direcione a vítima para uma página e nenhum anexo que possa ser baixado. Poderia tratar-se de um erro dos golpistas ou um novo tipo de golpe, visto que geralmente esse tipo de ataque disponibiliza links e arquivos maliciosos que completam a ação dos golpistas.

O objetivo dos criminosos é infectar a máquina do usuário que receber a mensagem. Essa prática é conhecida como phishing scam. Após ter infectado o sistema do usuário, os golpistas podem ter acesso a várias áreas do computador, podendo controlá-lo remotamente com a finalidade de conseguir informações confidenciais, como dados bancários, senhas de cartões de crédito e outras informações.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43319/43319

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.