"Não curti": o aplicativo malicioso que invadiu o Facebook

Por Ultra Downloads | 13.06.2012 às 15:55

A grande maioria dos usuários do Facebook gostariam de ter uma opção para "não curtir" determinados assuntos postados na rede. Aproveitando essa expectativa que sempre existiu em relação à criação de um Dislike Button, hackers criaram um aplicativo falso chamado "Enable Dislike Button" (algo como "Habilite o botão Não Curti").

A solicitação para instalar o aplicativo aparece nas notificações no perfil do usuário. Caso ele aceite, será levado a outra página onde fará o login no Facebook. Uma vez feito isso, o aplicativo terá acesso às informações básicas do perfil do usuário.

Facebook Dislike Button

Logo na sequência um pop-up será aberto para que o usuário possa convidar outras pessoas para utilizar o aplicativo, e um download de uma extensão para o navegador será solicitado. É aí que o vírus se instala.

Caso você já tenha caído nesse golpe e instalado o Enable Dislike Button, vá até a opção Configuração de Privacidade da sua conta no Facebook, depois clique em Aplicativos, selecione a opção Editar Configurações em Aplicativos, localize o Enable Dislike Button e clique em Remover.

E não se esqueça de usar um antivírus, pois ainda não se sabe exatamente quais danos ele pode causar ao seu computador. Vale lembrar, também, que caso realmente queira a opção de ter um botão de "Não Curtir" para seu Facebook, sites de download oferecem opções de plugins como o Di.slik.es, que podem ser baixado para os browsers mais populares. Diferente do vírus que notificamos, este programa é uma extensão de seus navegadores e não oferece perigo, pois sequer exige suas opções de usuário.