McAfee anuncia as celebridades mais perigosas da Internet em 2012

Por Redação | 10 de Setembro de 2012 às 12h13

Pelo sexto ano consecutivo, a McAfee realiza a pesquisa na Internet sobre as pessoas mais famosas da cultura popular mundial para revelar os atletas, músicos, políticos, estrelas de Hollywood, estilistas e humoristas que são as celebridades mais perigosas da Web. O estudo global McAfee Most Dangerous CelebritiesTM (Pesquisa da McAfee sobre as Celebridades mais Perigosas da Internet) neste ano identificou que as mulheres apresentam maior risco que os homens.

O que este estudo da McAfee identifica são quais as tendências mais atuais que os cibercriminosos seguem, geralmente usando nomes de celebridades populares e em evidência no momento, para atrair as pessoas para sites que, na realidade, estão repletos de programas mal-intencionados criados para roubar senhas e informações pessoais. Quem procura por vídeos ou arquivos mais recentes para baixar, além de acompanhar o conteúdo da moda e as notícias sobre as celebridades, pode acabar com o computador infectado por malwares. Este ano, pesquisar o nome de uma celebridade e incluir nas buscas “downloads gratuitos” e “fotos nuas” como parte do termo de pesquisa gerou resultados mais perigosos.

“Ao pesquisar na Internet, os internautas ficam tão empolgados para ver fotos, vídeos e notícias sobre suas celebridades favoritas que se esquecem que links para sites com fotos de famosos e páginas de eventos podem conter conteúdo mal-intencionado”, afirma Paula Greve, diretora de pesquisa sobre segurança na Web da McAfee. “Mais ameaças são desenvolvidas à medida que, a cada ano, passamos a utilizar por mais tempo nossos dispositivos, além de nossos computadores. A maioria dos usuários não percebe que o conteúdo pode esconder URLs abreviadas e publicidade mal-intencionada”, reforça a executiva.

Nas pesquisas globais, Emma Watson lidera a lista

A atriz Emma Watson substituiu Heidi Klum (lista de 2011) como a celebridade mais perigosa em pesquisas on-line em 2012 segundo a McAfee; praticamente, um a cada oito links sobre Emma leva o internauta a um site mal-intencionado. A lista segue tendo Jessica Biel em segundo lugar e Eva Mendes em terceiro. Mulheres latinas se mostraram as mais populares e ocupam cinco das dez primeiras posições. Depois de Eva Mendes, Selena Gomez, Shakira e Salma Hayek levam o quarto, o sétimo e o nono lugares, com Sofia Vergara fechando a lista em décimo. O humorista dos Estados Unidos Jimmy Kimmel é o único homem a chegar à lista dos 20 primeiros deste ano.

Os fãs que pesquisarem “Emma Watson downloads gratuitos”, “Emma Watson fotos nuas”, “Emma Watson montagens” e “Emma Watson no flagra” (inclusive com essas palavras no idioma inglês) correm o risco de se deparar com ameaças on-line arquitetadas para roubar informações pessoais. Clicar nesses sites perigosos e baixar arquivos como fotos e vídeos expõe os usuários ou consumidores ao risco de vírus e malwares.

As pesquisas da McAfee constataram que, quando um usuário busca downloads e fotos mais recentes de Emma Watson, há uma probabilidade superior a 12,6% de acessarem um site identificado nos testes como portador de ameaças on-line, tais como spyware, adware, spam, phishing, vírus e outros tipos de malware.

A lista das celebridades Top 10 globais da pesquisa McAfee deste ano com alto percentual de risco:

1 Emma Watson – atriz conhecida pelo seu trabalho como Hermione Granger em “Harry Potter” e contratada para promover a marca Lancôme. (12,6% de risco)

2 Jessica Biel – atriz e modelo que esteve no topo da lista do “The Most Dangerous Celebrities” da McAfee em 2009. (11,77% de risco)

3 Eva Mendes – atriz que atuou nos filmes “+ Velozes + Furiosos” e “Hitch.” (11,15% de risco)

4 Selena Gomez – cantora e atriz; namorada de Justin Bieber. (10,94% de risco)

5 Halle Berry – atriz vencedora do Oscar. (10,83% de risco)

6 Megan Fox – atriz casada com Brian Austin Green. (10,73% de risco)

7 Shakira – cantora e compositora. (10,73% de risco)

8 Cameron Diaz – atriz que esteve no topo da lista do “The Most Dangerous Celebrities” da McAfee em 2010. (10,52% de risco)

9 Salma Hayek – atriz, produtora e diretora, vencedora do Oscar. (10,31% de risco)

10 Sofia Vergara – atriz colombiana. (10,1 % de risco)

Nas pesquisas do Brasil, as atrizes são destaque

As celebridades brasileiras cujos sites de downloads, notícias e imagens pesquisados, entre outros, contendo ameaças e códigos mal-intencionados, foram apontados como arriscados pelas pesquisas com o software McAfee SiteAdvisor são:

1 Juliana Paes – atriz (14,48% de risco)

2 Débora Falabella – atriz (8,33% de risco)

3 Ísis Valverde – atriz (8,23% de risco)

4 Leandra Leal – atriz (8,23% de risco)

5 Taís Araújo – atriz (8,23% de risco)

6 Cláudia Abreu – atriz (7,81% de risco)

Manchetes não significam risco

Tom Cruise, Katie Holmes, Kristen Stewart e Robert Pattinson não apareceram na lista dos 50 primeiros nomes deste ano, apesar de toda a publicidade ao redor do divórcio de Cruise e Holmes, e do escândalo sobre traição envolvendo Kristen e Pattinson.

“Aparentemente, a participação em filmes e programas de TV de sucesso, prêmios e homenagens da indústria do entretenimento têm mais peso que atividades que garantam manchetes”, observa Paula Greve. “Mesmo assim, pesquisas relacionadas a celebridades podem direcionar a sites perigosos e o público deve tomar cuidado para não clicar em páginas que pareçam suspeitas.”

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.