Malware transforma computadores em mineradores de Bitcoins

Por Redação | 09.01.2014 às 14:35

Recentemente, noticiamos aqui no Canaltech que um malware afetou cerca de dois milhões de computadores na Europa após uma infecção que comprometeu os servidores de anúncios do Yahoo!. A praga transformava os PCs afetados em mineradores de Bitcoins para os hackers responsáveis por sua criação, consumindo altos recursos do sistema e resultando em lentidão.

A empresa não deu muitos detalhes sobre o problema, mas estima-se que o malware esteve funcionando entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, apenas para usuários europeus. Os principais afetados foram os visitantes da página inicial do Yahoo!, o maior foco de exibição dos anúncios comprometidos.

Além da mineração não autorizada de Bitcoins, o malware também tentava roubar dados bancários dos usuários por meio do ZeuS. O reconhecido cavalo de troia existe desde 2009 a partir da captura das informações digitadas. O alvo, nos dois casos, são os computadores que usam o Windows como sistema operacional.

As pragas atacavam vulnerabilidades em máquinas que possuem a tecnologia Java instalada. Cerca de 27 mil computadores seriam infectados a cada hora e o Yahoo! está sendo criticado por não promover nenhum tipo de suporte ou orientação aos afetados, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Oficialmente, a empresa prometeu apenas monitorar de maneira mais próxima os anúncios exibidos e retirar do ar imediatamente todos aqueles que apresentem suspeitas de qualquer espécie.