Mac OS X recebe mais um vírus

Por André Fogaça | 16 de Abril de 2012 às 11h55

O suposto mundo seguro dos computadores Mac está cada vez menos real. Após a descoberta de um trojan na semana passada que afetava estes computadores, a Kaspersky e Sophos acharam mais um.

Mac OS X

Com o nome de Backdoor.OSX.SabPub.a recebido pela Kaspersky e SX/Sabpab-A pela Sophos, o trojan corre pelos mesmos caminhos que afetavam os computadores da Apple com o antigo Flashback, que foi resolvido com um update do Java, lançado no final da semana passada. Isso significa que ele tira proveito de uma brecha do Java, permitindo o acesso à algumas partes do computador sem qualquer solicitação do usuário.

Segundo o consultor sênior de tecnologia da Sophos, Graham Cluley, este malware foi identificado há alguns dias, mas é bem provável que ele possa existir desde muito antes. A infecção, assim como sua ação, pode acontecer sem a interferência do usuário, mas os primeiros casos foram registrados em um documento do Word com erro. O vírus estava lá.

Um ponto positivo é que este trojan tem menor poder de distruição que o Flashback, mas ainda sim pode causar dores de cabeça para o usuário. Mas o que realmente é afetado é o mundo seguro que alguns "macfags" (apelido "carinhoso" dado aos fanáticos da empresa da maçã) garantem viver.

A grande popularidade dos Macs é a fator responsável pela aparição de mais e mais vírus, que mostram que a segurança que existia pode não estar relacionada com a proteção do Mac, mas simplesmente por ser um sistema operacional com menos de 5% de participação em todo o planeta.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.