Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kaspersky Lab descobre programa malicioso de ciberespionagem

Por| 16 de Outubro de 2012 às 12h31

Link copiado!

Kaspersky Lab descobre programa malicioso de ciberespionagem
Kaspersky Lab descobre programa malicioso de ciberespionagem
Tudo sobre Kaspersky

Os analistas da Kaspersky Lab descobriram recentemente uma nova ameaça, chamada "miniFlame", que atua como espiã no computador. Ela e outras ameaças avançadas vieram da mesma "fábrica de ciberguerra". O miniFlame foi criado para roubar dados e controlar sistemas financeiros durante operações de ciberespionagem.

Os especialistas da empresa descobriram que o miniFlame é um módulo do Flame (ameaça avançada da mesma magnitude do Gauss). Ao fazer uma análise mais profunda dos servidores C&C do Flame, eles descobriram que o módulo miniFlame era uma ferramenta interoperável que poderia ser utilizada como um programa malicioso independente ou simultaneamente, como um plug-in para as ciberarmas Flame ou Gauss.

A descoberta do miniFlame reforça e comprova a cooperação existente entre os criadores dos maiores programas maliciosos utilizados para a guerra cibernética: Stuxnet, Duqu, Flame e Gauss. Devido a essa relação com o Gauss e o Flame, o miniFlame pode ser instalado nos equipamentos já infectados por eles. Apesar de ter sido descoberto, ainda não se conhece o meio de infecção deste malware.

Assim que infecta o computador, o miniFlame opera como um backdoor e realiza operações para obter, sem autorização, qualquer arquivo do PC.

Continua após a publicidade

Além do miniFlame propriamente dito, seis variações do Flame foram descobertas entre 2010 e 2011, apesar de as análises indicarem que ele foi criado em 2007. Dessas variações, tem-se duas principais: 4.x e 5.x.