Internet é um projeto criado e controlado pela CIA, diz Vladimir Putin

Por Redação | 25.04.2014 às 09:43 - atualizado em 25.04.2014 às 13:27

Depois de ordenar o bloqueio a sites que criticam o governo, Vladimir Putin voltou a mostrar sua insatisfação com a internet. Dessa vez, o presidente russo afirmou que a tecnologia é um projeto da Agência Central de Inteligência dos EUA, a CIA, e que o país deve lutar por seus interesses online.

De acordo com o Huffington Post, a declaração foi feita nesta quinta-feira (24) durante um fórum de mídia em São Petersburgo, na Rússia. Para Putin, a internet não apenas foi criada como um projeto da CIA, mas continua se desenvolvendo dessa forma.

O governo russo tem dado sinais de que pretende aumentar seu controle sobre o acesso à internet dentro do país. Nesta semana, o parlamento também aprovou uma lei que obriga todos os sites de mídias sociais a manterem servidores dentro da Rússia e guardar todas as informações sobre os usuários dentro do país por pelo menos seis meses.

A maior rede social do país, a VKontakte, passou por uma reformulação em sua administração nesta semana, com aliados do Kremlin passando a controlar a companhia. De acordo com a Reuters, Pavel Durov, criador da página e ex-CEO, saiu da Rússia e chegou a afirmar que, no momento, "o país não é compatível com negócios relacionados à Internet". A VKontakte foi criada como resposta russa ao Facebook e é muito utilizada por ativistas anti-Putin para criticar o governo.